Destaque de Notícias da Semana
Resumo de notícias do setor - 29.10 a 04.11.2020
05/11/2020

Valor Econômico - 04/11 - Comitê decide manter operação de termelétricas mais caras para poupar reservatórios
Em reunião nesta quarta-feira (4), o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) decidiu manter o acionamento de usinas termelétricas com custo de operação mais elevado com o objetivo de poupar os reservatórios hidrelétricos da região Sul.

Veja - 04/11 - Setor elétrico entra em rota de colisão com agência reguladora
Empresas geradoras estão insatisfeitas com a ANA, que colocou em consulta pública textos que modificam as regras para reservatórios, o que pode impactar a produção de eletricidade de UHEs. A agência quer criar novos polos de exploração nas bacias hidrográficas onde estão instaladas essas usinas, o que pode impactar as garantias físicas (e, diretamente, a lucratividade das empresas). As CPs ocorrem no momento em que o CMSE autorizou o uso adicional de termelétricas e a importação de eletricidade devido ao risco de esvaziamento dos reservatórios.

Valor Econômico - 04/11 - Alcolumbre deixa sessão do Congresso para pedir solução a apagão no Amapá
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), reuniu-se nesta quarta-feira com o ministro de Minas de Minas e Energia, Bento Albuquerque, para pedir uma solução para o apagão no Amapá. Desde terça, 14 dos 16 municípios do Estado, incluindo a capital Macapá, estão sem luz por causa de um incêndio que atingiu uma subestação de energia na região.

Valor Econômico - 04/11 - Relação com Biden dependerá de ação ambiental no Brasil
A profundidade do relacionamento econômico-comercial entre Brasil e Estados Unidos, em um eventual governo Joe Biden, deverá ser ditada pelos resultados da gestão Jair Bolsonaro na área ambiental, mas não se espera nenhum clima de “confrontação” vindo da Casa Branca e os acordos bilaterais fechados recentemente não estão sob risco. 

Valor Econômico - 04/11 - Diretor da Aneel vai ao Cade e MPF contra decisão da agência
Um diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu apelar ao Ministério Público Federal (MPF) e ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) contra uma decisão da autarquia da qual ele discordou e foi voto vencido. Sandoval de Araújo Feitosa, que está na Aneel desde 2018, se posicionou contrariamente a um acordo firmado na semana passada entre a agência reguladora e a ISA Cteep, uma das principais transmissoras de energia do país.

Valor Econômico - 04/11 - Estatal escolhe executiva da casa para comandar nova gerência climática
Em meio às pressões do mercado para que as empresas adotem cada vez mais políticas sustentáveis em seus negócios, a Petrobras criou uma gerência-executiva para tratar de mudanças climáticas. A nova estrutura será liderada por Viviana Coelho, funcionária de carreira na estatal há 18 anos. “Para que a Petrobras seja um ‘player’ eficiente precisamos operar entre os melhores na baixa emissão de carbono e nos baixos custos pois é isso que vai assegurar a longevidade das operações”, disse a executiva. Até agora ela era gerente de emissões, eficiência energética e transição para baixo carbono da estatal. 

Estadão - 02/11 - Desconto em conta de luz chega a mais 2 milhões de famílias
O número de famílias de baixa renda com descontos na conta de luz aumentou em mais de 2 milhões neste ano. Em janeiro, antes da pandemia, 9,1 milhões de famílias se enquadravam nos critérios do programa Tarifa Social, que concede descontos de até 65% nas tarifas. Nove meses depois, a base de beneficiários é de 11,3 milhões, segundo números da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que aponta ainda um elevado nível de subnotificação. O alcance do programa pode chegar a 16,6 milhões, considerando dados do Cadastro Único do governo.

Valor Econômico - 30/10 - Entrada forte de energias renováveis não compromete sistema brasileiro, diz estudo
O sistema elétrico brasileiro “para de pé” mesmo num cenário de forte penetração na matriz das fontes renováveis de energia, que têm geração variável. Essa tendência, porém, traz um alto grau de complexidade ao planejamento e operação do sistema, exigindo novas ferramentas e modelos, além de capacitação de profissionais, para acomodar com segurança e confiabilidade a grande quantidade de energias renováveis. 

Valor Econômico - 29/10 - Queremos operar no varejo do mercado livre de energia, diz presidente da EDP Brasil
O presidente da EDP Brasil, Miguel Setas, afirmou nesta quinta-feira (29) que a comercializadora do grupo está se preparando para operar no “varejo” do mercado livre de energia.

Valor Econômico - 29/10 - Avançamos com venda de energia de longo prazo, diz presidente da Cesp
O presidente da Cesp, Mario Bertoncini, afirmou nesta quinta-feira (29) que as operações da comercializadora da companhia, que iniciou atividades em janeiro, já permitiu que a elétrica retomasse a venda planejada e criteriosa da energia de longo prazo, especialmente para o triênio 2023-2025. “Estamos nos preparamos para uma maior diversificação da nossa base de cliente”, complementou, em teleconferência de resultados.