Consumo de energia sobe 1,4% no acumulado em 12 meses
A elevação se deve às elevadas temperaturas em fevereiro, além de uma ligeira recuperação da carga do setor industrial
24/03/2017

Valor - O consumo de energia no sistema interligado nacional (SIN) totalizou 69.771 megawatts (MW) médios em fevereiro, com alta de 2,2% em relação a igual período do ano passado, de acordo com dados divulgados ontem pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Ante janeiro, o crescimento foi de 2,3%. No acumulado em 12 meses até fevereiro em relação a igual período anterior, a variação foi positiva em 1,4%.

Os principais motivos para a elevação do consumo em fevereiro foram a ocorrência de elevadas temperaturas no mês este ano em relação a fevereiro de 2016, além de uma ligeira recuperação da carga do setor industrial.

"Com a melhoria da confiança da indústria, em resposta à desaceleração das taxas negativas apresentadas por alguns indicadores, como a melhoria da credibilidade da política econômica e elevação dos preços das commodities, já se observa, ainda que tímidos, efeitos positivos na carga de energia", informou boletim sobre o consumo divulgado pelo ONS.

O melhor resultado, na comparação entre fevereiro deste ano e igual período de 2016, foi observado no subsistema Sul, onde houve alta de 4,5%, para 12.714 MW médios.

No Nordeste, na mesma comparação, a alta observada foi de 3,3%, para 10.697 MW médios. O salto também foi motivado, segundo o operador, pela ocorrência de temperaturas médias superiores às ocorridas em igual mês de 2015.

Com relação ao submercado Sudeste/Centro-Oeste, o principal do país, o crescimento do consumo foi de 1,7%. Segundo o ONS, além da ocorrência de temperaturas elevadas, contribui para o resultado a "ligeira melhora de indicadores econômicos como a produção industrial, cuja carga representa cerca de 35% desse subsistema".

O Norte foi a única região onde foi observada queda do consumo em fevereiro deste ano, em relação a igual período do ano passado, de 0,2%. Segundo o ONS, houve redução da carga de alguns consumidores livres durante parte do mês.

Por Rodrigo Polito