Mecanismo de compensação cancela 1,3 mil MW médios
O resultado preliminar indica que houve redução permanente de 1.368 MWmed em garantia física
31/05/2017

Valor - 29.05.2017 - A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) divulga hoje o resultado definitivo da última rodada do Mecanismo de Compensação de Sobras e Déficits (MCSD) de energia nova. O resultado preliminar, ao qual o Valor teve acesso, indica que houve uma redução permanente de 1.368 megawatts (MW) médios em garantia física. Isso significa que esses projetos tiveram seus contratos cancelados de forma definitiva com as distribuidoras que haviam comprado a energia originalmente. Além disso, outros 534 MW médios foram cedidos de forma "compulsória", ou seja, trocaram de distribuidoras.

O MCSD de energia nova foi a forma encontrada pelo governo para ajudar a mitigar a sobrecontratação das distribuidoras, ao mesmo tempo em que permite que os projetos de geração com atraso ou problemas de execução possam postergar - ou cancelar, como nesse caso - os contratos.

A Renova Energia, por exemplo, conseguiu cancelar permanentemente 188,2 MW médios em contratos nessa rodada do MCSD.

Para as distribuidoras de energia, o resultado também tem sido positivo. A Eletropaulo, uma das concessionárias que estava mais sobrecontratada até o início do ano, já reduziu a previsão de 2017 de 105,9% para 105,8%, e o nivel de 2018 caiu de 107,5% para 104,8%. O MCSD foi uma das ferramentas que possibilitou isso.

Nas três rodadas do mecanismo realizadas em 2016, houve a redução de 1.050 MW médios em contratos, que tiveram a validade adiada para o início deste ano. Em janeiro, a CCEE executou uma nova rodada, que postergou 415,2 MW médios em projetos para janeiro de 2018. Essa foi a primeira rodada feita com a possibilidade de cancelamento permanente dos contratos.

Por Camila Maia