Abraceel e Apine promovem workshop sobre preço horário no dia 1º
Nova modalidade de preço deve entrar em vigor em 2020 e quer aproximar a operação do sistema do preço de curto prazo
26/07/2018

CanalEnergia - A Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia vai promover no dia 1º de agosto, no auditório da Agência Nacional de Energia Elétrica, em Brasília, um workshop sobre implementação da precificação horária no setor elétrico. A iniciativa é realizada em parceria com a Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Energia Elétrica.

A expectativa do mercado é que o preço de curto prazo da energia elétrica passe a ser horário a partir de 2020. O objetivo do preço horário é aproximar a operação do sistema do preço de curto prazo da energia, conferindo um sinal adequado para a e×ciência produtiva e alocativa do setor. Essa diferença, entre o preço da energia e o seu custo para o sistema, gera encargos e distorções nas decisões ótimas de produção e consumo.

O objetivo do preço horário é obter um sinal econômico, onde cada hora do dia terá o seu preço correto, de acordo com as condições de produção de energia e a carga demandada. Esse preço será mais aderente à realidade operativa do sistema, que tem passado por uma transformação nos últimos anos com a introdução de novas tecnologias e fontes de geração e a participação cada vez mais ativa dos consumidores no mercado de energia.

Serviço:
Workshop Preços Horários
Data: 01/08/2018
Horário: 09h às 13h
Local: Auditório da Aneel, Brasília – DF