Servidor de carreira, Thiago Barral é confirmado na presidência da EPE
O novo presidente é conhecido pelos agentes do mercado e elogiado pelos especialistas
05/02/2019

Valor - Confirmando a expectativa do mercado, o engenheiro civil Thiago Barral assumiu a presidência da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), braço do governo responsável por estudos na área de energia. Ele substitui Reive Barros, que passou a ocupar a secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia.

Quarto presidente da EPE e o primeiro a ter ingressado na estatal por concurso público, Barral ingressou na empresa em 2007 como analista de pesquisa energética. Foi superintendente-adjunto e superintendente de Projetos de Geração. Há um ano, ele atuava como diretor de Estudos Econômico-Energéticos e Ambientais da EPE.

A escolha do governo pelo nome de Barral foi elogiada por integrantes do mercado de energia elétrica. Na avaliação deles, Barral tem a capacitação técnica e a abertura ao diálogo necessárias para a função.

"O principal sinal da indicação é a valorização correta do bom servidor. Ele é uma pessoa muito sensata e com boa noção de equilíbrio econômico do setor", afirmou Paulo Mayon, sócio da Compass Energia, especializada em comercialização.

O presidente da francesa Engie no Brasil, Maurício Bähr, também elogiou a nomeação. "É uma ótima indicação. É uma pessoa de dentro, concursado na carreira. Vemos com muitos bons olhos. É um bom sinal", afirmou o executivo.

Para Maurício Tolmasquim, primeiro presidente da EPE, Barral junta três qualidades fundamentais a um gestor público: sólido conhecimento técnico, capacidade de diálogo e comportamento ético. "Com o Thiago à sua frente, a EPE continuará a cumprir com maestria o seu papel de ponte entre o conhecimento técnico e o tomador de decisão."

Outro ex-presidente da estatal de estudos energético, Luiz Augusto Barroso, disse que a escolha feita pelo ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, reconhece a equipe técnica da EPE.

"O Thiago é uma pessoa madura, moderna, preparada tecnicamente e sempre aberta ao diálogo. Evoluiu na carreira por méritos próprios. Vai contribuir muito para seguir aperfeiçoando o planejamento energético e suas vertentes, como também a modernização do marco regulatório deste setor", completou Barroso, que atualmente preside a consultoria PSR.

Barral tomou posse no cargo na última sexta-feira e tem mandato até 1º de fevereiro de 2020, mas pode ser reconduzido. O informe sobre sua posse no cargo foi publicado na edição de ontem do "Diário Oficial da União".

O novo presidente da EPE é formado em engenharia civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), mestre em recursos hídricos e meio ambiente pela Coppe/UFRJ e pós-graduado em administração pública pela FGV-RJ.

Por Rodrigo Polito e Camila Maia