Destaque de notícias da semana
Clipping - resumo do noticiário do setor elétrico de 8 a 14.fev.2019
14/02/2019

Valor Econômico - 14/02 - WEG aposta no mercado de baterias para armazenamento
A aquisição de um negócio de sistemas de armazenamento de energia nos Estados Unidos marca a aposta da WEG no crescimento exponencial dessa tecnologia no Brasil e no mundo nos próximos anos. "Pesquisas indicam que a partir de 2021 esse mercado deverá ter crescimento muito significativo nos Estados Unidos", disse Manfred Peter Johann, diretor superintendente da WEG Automação, unidade na qual o novo segmento está inserido.

Valor Econômico - 14/02 - Mais projetos de energia devem entrar no PPI, prevê secretário
O conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) prevê realizar uma reunião no fim deste mês para discutir a inclusão de novos projetos na carteira do programa, inclusive na área de energia. Potenciais projetos que podem ser incluídos nos setores elétrico e de óleo e gás são os lotes de linhas de transmissão previstos para serem leiloados neste ano pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a 16ª Rodada de Blocos Exploratórios da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e a 6ª Rodada do Pré-sal, também previstos para este ano.

Valor Econômico - 13/02 - Brasil dobrará potência eólica até 2026, diz estudo
O Brasil deve passar a ser o 8º país com maior potência instalada em geração eólica até 2026, praticamente dobrando sua capacidade instalada na fonte para algo perto de 25 gigawatts (GW), de acordo com um estudo da consultoria A.T. Kearney, obtido com exclusividade pelo Valor. Um dos principais fatores que favorecem o país é a qualidade dos ventos.

Valor Econômico - 13/02 - País precisa diversificar fontes de energia sem gerar ineficiências
Responsável pela coordenação dos estudos que subsidiarão o planejamento energético do governo de Jair Bolsonaro, o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Thiago Barral, vê com bons olhos o avanço da energia eólica e solar e a diversificação dos recursos energéticos brasileiros. Ele entende, no entanto, que há necessidade de aperfeiçoamento do modelo de avaliação da segurança energética do país em relação ao novo cenário e que a solução deve ter razoabilidade econômica, para não onerar consumidores nem prejudicar investidores.

Valor Econômico - 12/02 - Piora nas previsões de chuvas eleva preços de energia
A piora das condições meteorológicas, com chuvas previstas para os próximos dias nas regiões dos reservatórios das hidrelétricas ainda mais abaixo da média histórica, fizeram com que o preço de energia no mercado à vista chegasse a R$ 510,81 por megawatt-hora (MWh) nos submercados Sudeste/Centro-Oeste e Sul. A informação foi divulgada no fim da semana passada pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). O valor é ligeiramente inferior ao teto estabelecido para este ano, de R$ 513,89/MWh.

Valor Econômico - 12/02 - Enel recorre à Justiça contra governo de GO
A Enel irá à Justiça contra lei recém-aprovada pela Assembleia Legislativa de Goiás que obriga a Enel Distribuição Goiás (ex-Celg D, comprada pelos italianos em 2016) a arcar com dívidas administrativas e judiciais da empresa geradas entre 2012 e 2015.

Estadão - 11/02 - ‘Energia livre’ já representa 30% da carga do setor elétrico
Consumidores que podem escolher seu fornecedor de energia representam hoje 30% de toda a carga do setor elétrico, de acordo com levantamento exclusivo da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). O preço mais baixo tem sido o maior incentivo à migração de clientes para o ambiente livre. Comercializadores apontam que é possível economizar entre 20% a 30%.

Agência Brasil - 10/02 - Consumo de energia elétrica deve crescer 7% em fevereiro
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) prevê crescimento de 7% na demanda por energia elétrica ao Sistema Interligado Nacional (SIN), neste mês, em comparação com fevereiro do ano passado. A expansão será de 5,3 pontos percentuais em relação ao crescimento de 1,7% relativo a fevereiro do ano passado.

Folha de S.Paulo - 08/02 - Aneel inicia 'pente-fino' para diminuir subsídios dados a clientes de energia
Grande parte dos consumidores de energia que recebem subsídios começou seu recadastramento para análise da manutenção dos benefícios, afirma André Pepitone, diretor-geral da Aneel (agência regulatória do setor).

Agência Infra - 08/02 - Governo e setor estão divididos sobre necessidade de ligar térmicas
O CMSE (Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico) reuniu-se na quarta-feira (6) e adiou por dois dias a decisão de ligar ou não usinas térmicas a gás para preservar os reservatórios das hidrelétricas. Uma sessão extraordinária do CMSE foi agendada para hoje (8).