Privatizar a Eletrobras é uma prioridade do governo, destaca Bento Albuquerque
As outras duas frentes, destacou ministro de Minas e Energia, é a previdência e o leilão dos excedentes da cessão onerosa
19/03/2019

O Globo - 18.03.2019 - O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, disse a investidores americanos em Washington que a capitalização da Eletrobras é uma das três prioridades do governo. As outras duas, segundo ele, são a reforma da Previdência e o leilão dos excedentes da cessão onerosa no pré-sal. Albuquerque não falou, porém, em cronograma para a capitalização.

O ministro apresentou o Brasil como um dos cinco maiores produtores mundiais de petróleo a partir de 2030. Entre 2017 e 2040, segundo ele, o país vai representar 23% do aumento da produção global.

Albuquerque enfatizou, no entanto, que isso não significa menor atenção às energias renováveis. “Entendemos que a nossa segurança energética depende da diversificação da matriz”, afirmou, em evento na sede da Câmara Americana de Comércio (US Chamber of Commerce, em inglês).

Em 2027, por exemplo, a participação das fontes renováveis na matriz elétrica terá aumentado dos atuais 8% para 15%. Já a fatia da indústria de mineração no PIB deverá passar de 4% para 6%, mas ele não estimou em que horizonte isso deve acontecer.

— Brazil is back — concluiu o ministro, após breve discurso lido em inglês, reproduzindo o lema com o qual o governo Michel Temer se apresentou diante de investidores no Fórum Econômico Mundial de 2018, em Davos.