Destaque de notícias da semana
Clipping - resumo do noticiário do setor elétrico de 15 a 21.mar.2019
21/03/2019

Estadão - 21/03 - Governo tenta acelerar privatização da Eletrobrás
Para reforçar os cofres do Tesouro Nacional e elevar o ânimo dos investidores, o governo decidiu acelerar os planos de privatização da Eletrobrás. Após sinalização de que o processo ficaria para 2020, os ministérios de Economia e de Minas e Energia decidiram colocar o pé no acelerador na tentativa de viabilizar uma solução ainda este ano. O modelo deve ser definido até junho. A previsão é que a arrecadação chegue R$ 12,2 bilhões.

Valor Econômico - 20/03 - Empréstimo a distribuidoras é quitado e conta de luz vai cair 3,7%
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou nesta quarta-feira (20) a quitação antecipada do empréstimo para socorrer as distribuidoras na crise hídrica de 2014. A liquidação deste financiamento, no valor total de R$ 21 bilhões, permitirá que as contas de luz dos consumidores finais sejam atenuadas, na média, em 3,7% neste ano e em mais 1,2% em 2020.

Valor Econômico - 20/03 - Pacote quer hidrelétrica e nova ponte na região Norte
Em meio a contínua crise envolvendo a Venezuela, o pacote de obras que o governo prepara para a região da Calha Norte do rio Amazonas, no Pará, está sob a batuta de mais um general e contempla, entre outras obras, a construção de uma hidrelétrica que ampliará o fornecimento de energia à grande Manaus e Boa Vista, em Roraima, único Estado não integrado ao sistema nacional de energia. O mesmo projeto prevê o barateamento do frete para o agronegócio com a construção de uma ponte sobre o Rio Amazonas no estreito de Óbidos.

Valor Econômico - 20/03 - Capitalizar subsidiárias pode ser saída para setor privado entrar na Eletrobras
O Ministério da Economia estuda mudar o processo de privatização da Eletrobras e fazer em separado a capitalização das subsidiárias da estatal, em vez de um único movimento para toda a empresa. O secretário especial de Fazenda, Waldery Rodrigues, disse ao Valor que a ideia é um dos caminhos possíveis para ampliar a participação do setor privado na economia brasileira e ampliar a geração de recursos para o Tesouro Nacional no processo.

Valor Econômico - 19/03 - Projetos podem ficar mais ágeis com nova norma do Ibama, dizem analistas
A recém-publicada Instrução Normativa nº 8 do Ibama, que regulamenta a possibilidade de o instituto delegar a administração de licenciamento ambiental de projetos de infraestrutura de âmbito federal para órgãos estaduais e municipais, pode destravar uma série de empreendimentos, agilizar o licenciamento de novos projetos e reduzir a percepção de risco por parte do investidor, de acordo com especialistas ouvidos pelo Valor. Eles, no entanto, entendem que a seleção dos projetos que serão delegados deve ser criteriosa e considerar a capacidade dos órgãos estaduais e municipais.

Valor Econômico - 18/03 - Weg fecha mais um contrato e tem 223 MW de energia solar na carteira
A fabricante de máquinas e equipamentos Weg fechou mais um contrato para entregar um parque de geração solar fotovoltaica na Paraíba, de 31 megawatts (MW) de potência.

Estadão - 17/03 - Brasil vai conhecer plano americano contra mega-apagões
O temor de um apagão capaz de atingir um país inteiro tem levado os Estados Unidos e os países da Europa a criar planos de ação específicos para restabelecer toda a rede de energia elétrica, um protocolo batizado de “blackstart”. Apresentado no Senado americano no fim do ano passado, o assunto agora desperta a atenção também dos especialistas brasileiros. Joy Ditto, que apresentou o blackstart aos congressistas nos EUA, virá ao Brasil para falar do tema no seminário sobre tecnologia da informação e comunicações UTCAL Summit 2019. O evento será realizado no Rio de Janeiro entre os dias 27 e 29 de março.

Estadão - 16/03 - Promessa de energia barata anima indústria
Anunciada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, como uma das medidas para retomar o crescimento do País, o “choque da energia barata” já movimenta a indústria. Sob a liderança da Associação Brasileira de Grandes Consumidores (Abrace), empresários têm levantado dados para a equipe econômica na esperança de acelerar as iniciativas para abrir o mercado de gás e acabar com o monopólio da Petrobrás na área.

G1 - 15/03 - Para baixar custo de energia, Paulo Guedes quer mudança radical na exploração de gás
A promessa do ministro da Economia, Paulo Guedes, de reduzir em até 50% o custo da energia para promover a "reindustrialização" do país tem como pressuposto uma mudança radical no modelo de exploração do gás natural.

Valor Econômico - 15/03 - Setor quer térmicas a gás em leilão de energia
Os investidores em geração de energia termelétrica vão apresentar proposta ao Ministério de Minas e Energia (MME) para incluir a fonte térmica a gás natural no próximo leilão de energia nova, do tipo "A-4", que contratará energia de novos empreendimentos para início de fornecimento daqui a quatro anos (2023). O certame está previsto para 27 de junho.