Eletrobras retoma em julho venda de 44 SPEs
Os sócios da Eletrobras nos empreendimentos têm direito de preferência
10/06/2019

Valor - A venda de 44 participações da Eletrobras em sociedades de propósito específico (SPEs) de geração eólica e transmissão de energia deve ser retomada em julho, desta vez seguindo o modelo de concorrência estabelecido pelo Decreto 9.188 de 2017, disse Wilson Ferreira Junior, presidente da estatal elétrica, depois de participar do evento Four Summit na sexta-feira.

O decreto em questão estabeleceu regras de governança e transparência para a adoção de regime especial em vendas de ativos por empresas estatais, e tem sido utilizado pela Petrobras em seu plano de desinvestimentos.

Essas 44 SPEs tinham sido incluídas em um leilão realizado pela Eletrobras ano passado, mas não tiveram interessados. Dos 18 lotes oferecidos, apenas onze tiveram compradores. Segundo Ferreira, uma dificuldade do modelo de certame é que se o investidor não está disposto a pagar o preço mínimo, ele não chega a participar. "O processo usado pela Petrobras dá uma flexibilidade porque você recebe as propostas."

A ideia é enviar, em julho, as cartas convite para os investidores potencialmente interessados nas SPEs, que devem ser novamente divididas em sete lotes, desta vez sete empresas separadas. Os sócios da Eletrobras nos empreendimentos, que tem direito de preferência, serão chamados para a concorrência junto de outros interessados. Se tudo correr como esperado, as transações serão concluídas ainda neste ano. "Nosso objetivo é chegar ao fim do ano com 51 SPEs."

Além das 44 participações que serão vendidas, a Eletrobras está também fechando algumas e incorporando outras nas quais a companhia é controladora.

Por Camila Maia