Destaque de Notícias da Semana
Clipping - resumo do noticiário do setor elétrico de 2 a 8.agosto.2019
09/08/2019

Valor Econômico - 08/08 - Engie Brasil Energia prevê venda de térmica a carvão ainda neste ano
A Engie Brasil Energia (EBE) espera fechar ainda neste ano a venda do complexo termelétrico a carvão de Jorge Lacerda, no Rio Grande do Sul. Segundo o diretor-presidente da companhia, Eduardo Sattamini, o processo está em estágio avançado e a elétrica está negociando com potenciais compradores do empreendimento, de 857 megawatts (MW) de capacidade instalada

Valor Econômico - 07/08 - Prejuízo da CPFL Renováveis cresce 5,4% no segundo trimestre
 A CPFL Renováveis obteve prejuízo líquido de R$ 38,5 milhões no segundo trimestre do ano, montante 5,4% maior que a perda líquida de R$ 36,5 milhões apurada um ano antes. 

Valor Econômico - 07/08 - Sem faturamento, Itaipu aguarda por novo acordo
Um dos principais desafios da diplomacia do governo Bolsonaro pode ser definido neste mês: o acordo para a contratação anual de energia de Itaipu e para a repartição, entre Brasil e Paraguai, do excedente produzido pela usina. Pelo menos, é isso que espera Itaipu Binacional, empresa dona da segunda maior hidrelétrica do mundo e que não pode emitir faturas de energia da usina enquanto não houver um consenso entre as partes. O tema, sensível para a política paraguaia, voltou a estremecer esta semana o governo de Mario Abdo Benítez, com um novo pedido de impeachment.

Valor Econômico - 07/08 - Itaú prepara leilão para compra de energia renovável
O Itaú pretende realizar neste ano um leilão para a contratação de energia de geração distribuída (GD) por fonte renovável (eólica, solar, pequena hidrelétrica, etc) para o atendimento de agências bancárias no Rio de Janeiro e São Paulo. Segundo Marcelo Girão, chefe da área de Project Finance do banco, a expectativa é que seja contratado algo da ordem de 5 megawatts (MW) de capacidade. 

Canal Energia - 07/08 - CMSE fala em risco de déficit de energia abaixo de 5% até 2023
Os riscos de déficit no abastecimento de energia estão abaixo de 5% em todo o horizonte do do Plano da Operação Energética (PEN) para o período de 2019 a 2023, informou o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico, em nota divulgada após reunião mensal nesta quarta-feira, 7 de agosto. Os resultados do PEN foram apresentados no encontro do CMSE pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico, quando foi “ressaltado que o equilíbrio estrutural de oferta e demanda está assegurado.”

Valor Econômico - 06/08 - Geração solar distribuída supera marco de 1 GW
A capacidade instalada de geração distribuída a partir da fonte solar fotovoltaica superou 1 gigawatt (GW) no Brasil, segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Nesse tipo de geração, a energia pode ser produzida remotamente, desde que dentro da mesma área de concessão, ou diretamente na unidade consumidora. A energia não consumida imediatamente é injetada na rede, e transformada em desconto na conta de luz.

Valor Econômico - 06/08 - Conselheiros eleitos por funcionários criticam venda da Eletrobras
Oito integrantes dos conselhos de administração do grupo Eletrobras, eleitos pelos empregados, protocolaram carta ao presidente Jair Bolsonaro na sexta-feira para apresentar preocupações relacionadas à privatização da estatal. O documento aponta riscos de desabastecimento, alta de preços e até catástrofes relacionadas ao rompimento de barragens de usinas - neste caso tomando por base as tragédias de Mariana e Brumadinho "causadas pela negligência" da gestão privada no ramo de mineração. 

Canal Energia - 06/08 - PLD horário: Decisão do CPAMP pelo adiamento foi unânime
Comitê responsável pelos programas computacionais optou por ouvir os agentes na audiência pública, apesar do modelo Dessem estar pronto para ser implantado, apontaram ONS e CCEE

Valor Econômico - 05/08 - Choque de energia barata começa com gás da Bolívia
O gás importado da Bolívia deverá ser a primeira peça da transformação do mercado brasileiro do combustível. Com parte dos contratos de fornecimento entre a estatal de óleo e gás Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB) e a Petrobras vencendo em 2020, a importação deverá ser disputada por outras empresas que atuam no mercado brasileiro.

Estadão - 04/08 - Privatização da Eletrobrás pode seguir modelo da BR
O modelo da privatização da Eletrobrás ainda não está definido, mas bancos de investimento já se reúnem com a companhia. A União controla a Eletrobrás, com 51% das ações com direito a voto. Ainda há dúvida entre uma oferta primária, com emissão de novas ações, ou a abertura de capital de uma nova empresa, fruto de uma cisão de ativos. A segunda opção é discutida porque algumas das empresas da Eletrobrás devem permanecer públicas, como Itaipu e Eletronuclear. Bancos defendem o modelo da oferta da BR Distribuidora, cujo controle foi vendido em oferta subsequente (follow on) e criou novo modelo de negócio, no qual a empresa tem capital pulverizado, com uma estatal como acionista minoritário. Procurada, a Eletrobrás não comentou. 

Valor Econômico - 02/08 - Acordo retoma a negociação técnica em torno de Itaipu
Os governos do Brasil e do Paraguai decidiram reabrir as negociações sobre a comercialização da energia de Itaipu Binacional. Documento nesse sentido foi assinado ontem, em Assunção, após encontro dos dois países.

Canal Energia - 01/08 - Associações consideram acertada a implantação em duas fases do preço horário
A decisão do Ministério de Minas e Energia de implantar em duas fases a metodologia do preço horário foi considerada adequada por representantes de associações do setor elétrico, por possibilitar uma melhor compreensão dos impactos e maior segurança aos agentes do mercado. A decisão aprovada pelo MME adia para janeiro de 2021 a aplicação do cálculo horário do Preço de Liquidação das Diferenças, que seria implantado em janeiro de 2020, e atende, com isso, pedidos feitos por segmentos do mercado, durante os debates da consulta pública.