Consulta pública debate critérios de despacho de geração
Proposta visa garantir a racionalidade econômica dos procedimentos de operação do ONS
19/12/2019

CanalEnergia - A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) abriu consulta pública para debater os critérios operativos de despacho das usinas de geração de energia. A proposta é que o Operador Nacional do Sistema (ONS) avalie a prioridade de redução ou limitação de geração de acordo com o custo imposto aos diferentes agentes setoriais para garantir racionalidade econômica aos procedimentos de operação.

O objetivo é reduzir os custos de operação originados pelas alterações nas diversas condições do Sistema Interligado Nacional e sinalizar os órgãos de planejamento setorial sobre as características da geração da matriz elétrica disponível.

Alterações nas diversas condições do Sistema Interligado Nacional podem provocar modificações dos despachos indicados pelos modelos de programação da operação. Tais modificações dos despachos impõem custos aos diferentes agentes setoriais, o que motivou o debate sobre o estabelecimento de critérios operativos.

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) deverá distribuir os custos aos diversos agentes setoriais passíveis de sofrer tal redução ou limitação de geração.

Os interessados em participar da consulta pública podem enviar contribuições a partir de 19/12/19 até 17/2/20 para o e-mail: cp045_2019@aneel.gov.br, ou por correspondência para o endereço da Aneel (SGAN, Quadra 603, Módulo I, Térreo, Protocolo Geral, CEP: 70830-110), em Brasília-DF.