Destaque de notícias da semana
Clipping - resumo do noticiário do setor elétrico de 31.jan a 6.fev.2020
07/02/2020

Valor Econômico - 06/02 - Projeto para explorar áreas indígenas é anunciado
O presidente Jair Bolsonaro decidiu enviar ontem ao Congresso Nacional um projeto de lei (PL) que regulamenta a mineração, a exploração de petróleo, a geração e a transmissão de energia em terras indígenas. O texto, que não teve sua íntegra divulgada, faz a regulamentação do artigo 231 da Constituição, trabalho pendente desde 1988 devido em grande parte à sensibilidade do tema. 

TV Globo | Jornal Nacional - 05/02 - Chuva no Sudeste não é suficiente para encher reservatórios da região
A chuva no Sudeste não tem sido suficiente para encher os reservatórios da região. Em 100 anos, nunca choveu tanto em Minas Gerais. Em vários pontos do Rio e São Paulo também teve muita água. Mas o nível dos reservatórios das regiões Sudeste e Centro-Oeste, que abastecem a maior parte do país, ficou baixo: 24,7% em janeiro. É o pior nível para o mês desde 2015. 

Valor Econômico - 05/02 - Chuva intensa repõe nível de reservatórios nas hidrelétricas
As fortes chuvas registradas em boa parte do Brasil no início deste ano começam a dar sinais de recuperação nos reservatórios das hidrelétricas das regiões Sudeste e Centro-Oeste, que concentram cerca de 70% da capacidade de armazenamento de água para geração de energia no país. Outro efeito benéfico é para o bolso do consumidor. Considerando apenas as condições meteorológicas, a expectativa é que a bandeira tarifária verde definida para este mês, ou seja, sem custo adicional na fatura de energia, se repita em março.

Canal Energia - 04/02 - Solar será mais barata e eficiente ao longo da década, aponta Wood Mackenzie
Os preços do sistema solar continuarão caindo na década de 20. A conclusão é da consultoria Wood Mackenzie, que aponta como motivos a impulsão dos avanços na eficiência dos módulos, fabricação, práticas trabalhistas e de software. No entanto, o foco da próxima década será definido por duas tendências, uma mudança da despesa de capital decrescente para uma abordagem mais holística, e assim, reduzir os custos do sistema solar, e ainda, o chamado soluções “solar plus”, uma combinação entre a geração e uma outra solução como armazenamento. 

Valor Econômico - 04/02 - Demanda em leilão de energia deve igualar térmicas em fim de contrato
O governo prevê um volume expressivo de contratação de energia no leilão de termelétricas a gás natural e carvão marcado para o fim de abril. O Ministério de Minas e Energia (MME) está confiante de que a demanda das distribuidoras prevista para o certame será da mesma ordem dos contratos com térmicas a óleo combustível que serão encerrados a partir de 2023. Esses contratos somam algo em torno de 1.800 megawatts (MW) médios.

Valor Econômico - 04/02 - Hidrovias do Brasil planeja terminal de GNL no Pará
A Hidrovias do Brasil, empresa de logística controlada pela gestora Pátria Investimentos, se prepara para abrir uma nova frente de operação logística no Norte do país, voltada à distribuição de gás natural na região. 

Correio Braziliense - 03/02 - Mesmo com crescimento da indústria, setor elétrico garante abastecimento
Depois do traumatizante apagão de 2001, a retomada do crescimento da economia reacende a preocupação com a segurança energética. Nos últimos anos, o sistema elétrico brasileiro não foi sobrecarregado porque a indústria, setor que mais consome energia, operou com ociosidade por conta da crise. Os indicadores industriais, no entanto, apontam intenção de maior utilização da capacidade instalada em 2020. Para os especialistas, mesmo com uma improvável expansão mais robusta da atividade econômica, não há risco de desabastecimento, porque, em 19 anos, o país diversificou a matriz energética — com mais parques térmicos e maior participação de geração eólica, solar e de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) — e ampliou as linhas e a capacidade de transmissão de eletricidade.

Valor Econômico - 03/02 - Congresso retoma trabalhos com pauta econômica congestionada
O Congresso Nacional volta aos trabalhos hoje com uma ambiciosa agenda econômica pela frente, de reformas profundas na administração pública e no sistema tributário. Há, porém, grandes dificuldades neste caminho: em um ano com calendário apertado por conta das eleições municipais, a pauta está congestionada por dezenas de projetos diferentes, não há um foco claro de quais são as prioridades e o governo do presidente Jair Bolsonaro segue sem base aliada consistente no Legislativo. 

Valor Econômico - 31/01 - Demanda incerta preocupa na volta dos leilões de energia
Após uma sequência de anos com baixo volume de contratação, reflexo da crise econômica de 2015 e 2016, os leilões de energia devem voltar a se destacar em 2020. Os motivos são a necessidade de recontratação de um bloco expressivo de energia devido à descontratação de um conjunto de térmicas a óleo combustível a partir de 2023, de pouco mais de 3 mil megawatts (MW), e os sinais de recuperação econômica do país.

Canal Energia - 30/01 - TCU arquiva representação contra fiscalização da Aneel em Belo Monte
O Tribunal de Contas de União considerou improcedente representação do subprocurador-geral Lucas Furtado sobre possíveis irregularidades relacionadas à fiscalização das obras da hidrelétrica de Belo Monte pela Agência Nacional de Energia Elétrica. O pedido foi baseado em notícia publicada pelo jornal El Pais em novembro passado, segundo a qual o presidente da Norte Energia admitiu o risco de danos estruturais na barragem do empreendimento, que poderia provocar “tragédias de dimensões incalculáveis, com perdas humanas, ambientais e econômicas devastadoras.”