Destaque de Notícias da Semana
Resumo de notícias do setor - 16 a 23.04.2020
23/04/2020

Valor Econômico - 23/04 - Toffoli derruba liminar sobre proibição de corte de luz
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli acatou reclamação com pedido de liminar apresentado pela Light contra recente decisão proferida pelo presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), Claudio de Mello Tavares, que impedia a distribuidora de cortar o fornecimento de energia a clientes comerciais e industriais inadimplentes.

Valor Econômico - 22/04 - Governo confirma adiamento da privatização da Eletrobras para 2º trimestre de 2021
A Secretaria Especial de Desestatização, Desinvestimento e Mercados, ligada ao Ministério da Economia, confirmou hoje expectativa da Eletrobras de adiar a privatização da companhia para 2021. De acordo com a Secretaria, o processo, que estava previsto para ocorrer em outubro deste ano, passou para o segundo trimestre de 2021. 

Reuters - 22/04 - Preços no mercado livre de energia recuam a menor nível desde 2016 após coronavírus
A retração das cotações ocorre diante de medidas adotadas no país para conter a pandemia. As cotações já sofriam alguma pressão desde o começo do ano devido à melhora do cenário de chuvas na região das hidrelétricas. A carga de energia do SIN deve recuar 12,5% em abril na comparação anual, no primeiro mês completo do país já sob os efeitos das quarentenas, projetou o ONS.

Valor Econômico - 22/04 - Por alívio na tarifa, MME pode estender concessão de usinas
O Ministério de Minas e Energia (MME) avalia a possibilidade de estender as concessões de usinas hidrelétricas que já estão na reta final de seus contratos como um modo de reduzir a necessidade de resgate financeiro do setor.

Valor Econômico - 22/04 - AES Tietê confirma recebimento de carta da Eneva desistindo de oferta de fusão
A AES Tietê confirmou ter recebido a carta da Eneva desistindo da oferta hostil para fusão das companhias. A Eneva havia feito a proposta em 1º de março deste ano. Segundo a AES Tietê, a administração da companhia “analisará o conteúdo [da carta] de forma detalhada”, mantendo acionistas informados. 

Reuters - 22/04 - Governo não deve vender mais ativos este ano, Eletrobras fica para 2021, diz Salim
O governo Jair Bolsonaro não deve vender mais nenhum ativo até o fim deste ano em função do cenário de crise e volatilidade com o coronavírus, ambiente que também jogou a privatização da Eletrobras para 2021, afirmou o secretário especial de Desestatização do Ministério da Economia, Salim Mattar.

Reuters - 20/04 - Consumidor pagará em até 5 anos empréstimo para apoiar elétricas após coronavírus
Empréstimos que têm sido negociados pelo governo junto a bancos para apoiar empresas de distribuição de energia após impactos da pandemia de coronavírus sobre o mercado deverão ser pagos posteriormente pelos consumidores em até cinco anos, por meio das tarifas, disse uma autoridade à Reuters nesta segunda-feira.

Valor Econômico - 17/04 - Socorro a elétricas é bem recebido pelo setor
Os primeiros detalhes da linha especial de crédito em estudo pelo governo para injetar recursos no caixa das distribuidoras de energia foram bem recebidos pelas empresas do setor. Executivos de grandes companhias do mercado avaliaram reservadamente que a solução é a melhor possível, considerando o tempo relativamente curto de implementação e o potencial de mitigação da disseminação da crise para toda a cadeia.

Valor Econômico - 16/04 - BNDES tenta ampliar ‘pool’ para emprestar a distribuidoras de energia
Pelo menos quatro bancos comerciais estão em negociação com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a estruturação da linha de crédito especial que injetaria recursos no caixa das distribuidoras de energia.