Destaque de Notícias da Semana
Resumo de notícias do setor - 28.05 a 04.06.2020
05/06/2020

Valor Econômico - 04/06 - Setor em baixa reduz demanda por energia
A retração da atividade industrial tem puxado para baixo o consumo de energia elétrica, no país, durante o período da pandemia da covid-19. Em abril, segundo a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), a demanda das residências, impulsionada pelas medidas de isolamento social, ultrapassou o patamar do segmento industrial, que sentiu a crise em praticamente todos os setores eletrointensivos. Especialistas destacam que a demanda das indústrias se manteve baixa em maio, mas que os números começarão a dar sinais de recuperação a partir de junho, conforme a economia volte a se abrir. A velocidade da retomada, porém, ainda é incerta.

Estadão - 04/06 - Empréstimo ao setor elétrico recebe sugestões de 82 instituições na Aneel
A proposta da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para regulamentar o empréstimo bilionário para socorrer o setor elétrico recebeu sugestões de 82 instituições, entre empresas, consultorias, associações, órgãos de defesa e conselhos de consumidores. Algumas delas fizeram mais de uma proposta, de forma que o órgão regulador terá que analisar 404 contribuições.

Valor Econômico - 03/06 - BBCE reformula o conselho e avança com plano de derivativos
Na reta final do lançamento ao mercado de derivativos de energia elétrica, o Balcão Brasileiro de Comercialização de Energia (BBCE) reforçou sua governança com três novos conselheiros independentes, cumprindo um dos principais condicionantes da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para que a empresa possa iniciar as operações do produto.

Valor Econômico - 02/06 - Aneel adia por 4 meses a entrega de linhas de transmissão não prioritárias
A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou hoje o adiamento, por até quatro meses, do início da operação de comercial de linhas de transmissão não prioritárias para atenuar a pressão de custos sobre o setor durante a crise da covid-19.

Reuters - 02/06 - ENFOQUE-Queda de demanda por energia leva Brasil a limitar até geração renovável
A drástica queda na demanda por eletricidade vista em todo o mundo devido às medidas de isolamento adotadas contra a disseminação do coronavírus tem levado a mudanças importantes na operação do sistema elétrico em diversos países, inclusive no Brasil, onde até mesmo a geração de energia renovável vem sendo afetada. 

Valor Econômico - 02/06 - Associações se unem para aproveitar resíduos
Quatro associações empresariais - ABCP (cimento portland), Abetre (tratamento de resíduos e efluentes), ABiogás (produção e aproveitamento do biogás) e Abrelpe (limpeza pública) - se uniram para viabilizar soluções técnicas e operacionais em prol da destinação mais sustentável do lixo urbano no país. Elas lançam hoje a Frente Brasil de Recuperação Energética de Resíduos, que terá como objetivo impulsionar a captação de energia a partir de rejeitos depositados em aterros sanitários. 

Valor Econômico - 01/06 - Aneel libera mais R$ 250 milhões para cobrir descontos na Tarifa Social
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta segunda-feira (1º de junho) que liberou mais R$ 250 milhões para cobrir os descontos na conta de luz oferecidos aos consumidores inscritos no programa Tarifa Social. 

Valor Econômico - 01/06 - BNDES prevê privatizar CEEE-D e CEB em 2020
Mesmo em meio à pandemia, o BNDES acredita ser viável realizar ainda em 2020 ao menos dois leilões de distribuidoras de energia: a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE-D), do Rio Grande do Sul, e a Companhia Energética de Brasília (CEB), segundo Leonardo Cabral, diretor de privatizações do banco de fomento.   

Valor Econômico - 29/05 - Eletrobras ainda busca licitar neste ano retomada de Angra 3, diz CEO
O presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Júnior, reiterou em teleconferência com analistas encerrada nesta sexta-feira que a companhia espera realizar ainda em 2020 a licitação para a retomada das obras da usina nuclear de Angra 3.

Valor Econômico - 28/05 - Carga de energia no sistema integrado nacional cai 11,7% em abril ante março
Com a pandemia de covid-19, a carga de energia no Sistema Interligado Nacional (SIN) caiu para 60.757 megawatts (MW) médios em abril, queda de 11,6% frente a igual mês do ano passado. Na comparação com março houve queda de 11,7% no consumo. Os dados constam do Boletim de Carga Mensal, divulgado nesta quinta-feira pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

CanalEnegia - 28/05 - Geração distribuída atinge a marca de 3 GW no Brasil
O Brasil alcançou a marca de 3 GW de potência instalada em micro e minigeração distribuída de energia elétrica. Regulamentada em 2012, a modalidade triplicou nos últimos 12 meses. Em junho do ano passado, o país comemorava o primeiro gigawatts em geração distribuída. Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), existem 242,3 mil usinas em operação, beneficiando mais de 315 mil unidades consumidoras no país.