Destaque de Notícias da Semana
Resumo de notícias do setor - 27.08 a 03.09.2020
03/09/2020

Valor Econômico - 03/09 - MP acaba com subsídio a fonte renovável de energia
O governo desativou uma “bomba tarifária” que vinha sendo progressivamente armada para o futuro ao eliminar, em medida provisória (MP) publicada ontem, subsídios concedidos para novas usinas de fontes renováveis.

CanalEnergia - 02/09 - Reive Barros deixa o MME
O executivo já não é mais secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do MME. Pediu exoneração por questões pessoais para ficar mais próximo da família, que mora em Recife e não em Brasília, mas disse que depois da quarentena oficial de 180 dias poderá retornar ao setor elétrico. Reive Barros já foi diretor na Agência Nacional de Energia Elétrica, presidente da EPE e atuou na Chesf, entre outras funções.

Valor Econômico - 02/09 - MP dá desconto na conta de luz de consumidores do Norte
O Ministério de Minas e Energia informou nesta quarta-feira que a Medida Provisória 998/20 concederá novo desconto na conta de luz a consumidores do Norte. Porém, o benefício será proporcionado com repasses de recursos da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) para distribuidoras deficitárias que atendem a região. 

CNN Brasil - 02/09 - MP de Bolsonaro visa reduzir conta de luz até 2025
Em Medida Provisória (MP) publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (2), o governo federal altera uma série de leis relacionadas ao setor elétrico. Entre as providências, está a destinação de recursos à Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) para reduzir a tarifa dos consumidores de energia elétrica até 2025.

G1 - 01/09 - Governo edita MP para destinar recursos para reduzir tarifa de energia até 2025
O governo federal editou Medida Provisória (MP) a fim de destinar recursos para a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE). O objetivo é reduzir a tarifa para os consumidores de energia elétrica até 2025. A MP foi publicada na madrugada desta quarta-feira (2) do "Diário Oficial da União (DOU). 

Estadão | Broadcast - 31/08 - EDP Brasil ainda analisa a proposta da Aneel para revisão extraordinária das distribuidoras
A EDP Brasil está analisando a proposta da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para endereçar os impactos econômicos da pandemia do novo coronavírus sobre as distribuidoras de energia elétrica. Recentemente, a Aneel abriu consulta pública para discutir a metodologia para eventuais pedidos de reequilíbrio econômico das empresas.

Valor Econômico - 31/08 - Pátria Investimentos conclui captação de R$ 10 bilhões para infraestrutura
O Pátria Investimentos acaba de finalizar a captação de R$ 10 bilhões para um fundo voltado exclusivamente para infraestrutura. O plano do grupo é investir os recursos em novos projetos de transportes, saneamento básico, telecomunicações e energia elétrica, no Brasil e na América Latina. 

Valor Econômico - 31/08 - Aneel avança com projeto de leilão de eficiência energética
Há alguns anos em maturação pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o leilão de eficiência energética em Roraima está finalmente ganhando contornos para sair do papel. O projeto, inédito no país, entrou em consulta pública no fim do ano passado e o prazo para contribuições se encerra hoje.

Valor Econômico - 29/08 - Bolsonaro garante que não permitirá taxação de energia solar
Durante a inauguração de uma usina fotovoltaica no município de Caldas Novas (GO), neste sábado, o presidente Jair Bolsonaro garantiu que o governo não irá permitir a taxação da energia solar. 

Valor Econômico - 28/08 - Empresas assumem protagonismo ambiental
Por falta de orientação do Estado, as empresas brasileiras estão assumindo o protagonismo na área ambiental. Essa é a avaliação de Pedro Passos, sócio-fundador da Natura, que participa do grupo que lançou nesta semana a iniciativa “Uma Concertação pela Amazônia”, com uma centena de empresários, executivos, pesquisadores e outras personalidades.

Valor Econômico - 27/08 - CCEE e ONS lançam plataforma para discussão de temas do setor elétrico
A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) lançaram, nesta quinta-feira (27), uma plataforma eletrônica para que profissionais do setor elétrico compartilhem informações sobre a elaboração do Programa Mensal de Operação Energética (PMO) e o cálculo do Preço de Liquidação das Diferenças (PLD, referência do mercado spot de energia).