Energia do Amapá não é de responsabilidade nem do Estado nem da União, diz Bolsonaro
O presidente disse, em live no Facebook, que cerca de 70% da energia já está restabelecida no Estado
10/11/2020

Valor Econômico - 09.11.2020 - O presidente Jair Bolsonaro disse nesta segunda-feira (9) que a energia no Amapá "não é de responsabilidade do Estado nem da União". Ele criticou a concessionária Isolux por permitir o apagão no Estado que já chega ao seu sétimo dia.

"O ministro das Minas e Energia vai apurar responsabilidades. Se bem que essa energia lá não é responsabilidade do Estado nem da União. É de uma empresa lá que ganhou a concessão", disse Bolsonaro, em live, no Facebook.

Segundo o presidente, cerca de 70% da energia já está restabelecida no Estado. E disse que a situação deve estar normalizada em nove dias.

Ao criticar a empresa espanhola, o presidente se confundiu ao descrever a situação dos transformadores de energia no Estado, chamando os equipamentos de "geradores".

"É de lamentar que uma empresa privada fique dez meses para fazer manutenção de um gerador [sic] e o outro gerador [sic] funcione de forma precária porque seu óleo está contaminado. E o outro, então, deu azar, foi atingido por um raio, foi completamente destruído. Esse gerador [sic] não dá para aproveitar mais", afirmou.

O presidente lamentou "o ocorrido" e se solidarizou com a população. "Estamos aqui fazendo o possível e o impossível para restabelecer em 100% a energia para todo o nosso Estado do Amapá", afirmou.

Por Fabio Murakawa