Destaque de Notícias da Semana
Clipping de notícias do setor - 03 a 09.12.2020
10/12/2020

Valor Econômico - 09/12 - Governo fará campanha emergencial pedindo redução do consumo de luz e água
Em estado de alerta por causa da falta de chuvas e dos reservatórios cada vez mais vazios, principalmente nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, o governo iniciará uma campanha emergencial pedindo à população que economize água e luz. 

Valor Econômico - 09/12 - Apesar de ganhos em 2019, elétricas ainda destróem valor
A rentabilidade das companhias elétricas brasileiras melhorou em 2019, revertendo uma trajetória de piora contínua nos últimos anos, mostra um novo estudo da KPMG em parceria com o Instituto Acende Brasil. Mesmo assim, o setor continua destruindo valor ano após ano: no acumulado desde 2017, a perda chega a R$ 48,8 bilhões.

Valor Econômico - 08/12 - CEEE-D publica edital do leilão do controle da companhia
A Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CEEE-D) disponibilizou o edital do leilão da venda do controle acionário da companhia, com oferta em lote único de 45 milhões de ações, de propriedade da CEEE-Par, que representam 65,87% do capital total.


Valor Econômico - 08/12 - Omega Geração conclui aquisição de Ventos da Bahia 1 e 2
A Omega Geração informou em comunicado que conclui nesta terça-feira (8) a aquisição das fatias de 50% nos complexos eólicos Ventos da Bahia 1 e Ventos da Bahia 2, detidos até a ocasião pela EDF Renewables. 

Valor Econômico - 07/12 - Não há possibilidade de racionamento ou blecaute por baixo nível de reservatórios, diz ministro
O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, descartou hoje o risco de racionamento de energia ou novos blecautes por causa do baixo nível dos reservatórios das principais usinas hidrelétricas do país. Segundo ele, o monitoramento detalhado vem sendo feito pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Valor Econômico - 07/12 - Demanda por energia cresce 2,2% em outubro, aponta ONS
A demanda por energia no Sistema Interligado Nacional (SIN) cresceu 2,2% em outubro, em comparação com o mesmo mês em 2019, de acordo com o boletim mensal de carga do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Em relação a setembro, a alta foi de 2,5%. 

Correio Braziliense - 07/12 - Governo reajusta conta de luz e não reduz subsídios que encarecem a tarifa
Depois que o Amapá ficou 22 dias sem energia e o presidente Jair Bolsonaro mandou a população tomar banhos mais curtos para economizar na conta de luz, muitas dúvidas surgiram em torno da formação de preços e da robustez do setor elétrico brasileiro. Especialistas e o secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia (MME), Rodrigo Limp, garantem que o país não corre risco de colapso energético e o ocorrido no Amapá foi um problema técnico pontual, cuja solução definitiva deve ser anunciada nesta segunda-feira.

Valor Econômico - 04/12 - Pretendemos, no início de 2021, apresentar nosso planejamento de leilões, diz MME
O Ministério de Minas e Energia vai apresentar, no início de 2021, o planejamento de leilões de áreas de exploração e produção de óleo e gás para o próximo ano, afirmou o ministro Bento Albuquerque, durante coletiva de imprensa após a oferta permanente de áreas da Agência Nacional do Petróleo (ANP) realizada nesta sexta-feira (4).

Valor Econômico - 04/12 - Leilão de energia existente A-1 termina com 87,6 GWh negociados
O leilão A-1 realizado nesta sexta-feira terminou com a contratação de 5 megawatts (MW) médios por uma única distribuidora, a Empresa Luz e Força Santa Maria (ELFSM), do Espírito Santo, informou a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). 

Valor Econômico - 03/12 - GreenYellow firma 1° contrato de longo prazo da comercializadora com chinesa CGN
A GreenYellow, empresa francesa controlada pelo grupo Casino, assinou um contrato de longo prazo para comercialização de energia de parques eólicos da CGN Brasil, controlada da China General Nuclear Power Group (CGN).

Valor Econômico - 03/12 - Ministro de Minas e Energia diz acreditar em privatização da Eletrobras em 2021
O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, disse hoje acreditar que o Congresso aprove a privatização da Eletrobras em 2021. E afirmou que a empresa será capitalizada e que todos os investidores poderão participar desse processo.

Valor Econômico - 03/12 - STF nega pedido para suspender leilão da CEB Distribuidora
O ministro Kassio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou o pedido para suspender o leilão da CEB Distribuidora S.A., marcado para esta sexta-feira