Destaque de Notícias da Semana
Clipping de notícias do setor - 07 a 13.01.2021
14/01/2021

Valor Econômico - 13/01 - Capacidade de geração de energia solar deve crescer 70% em 2021, estima Absolar
O Brasil deve atingir 12,56 gigawatts (GW) de capacidade instalada de projetos de geração de energia solar fotovoltaica em 2021, um crescimento de 68% em relação à potência atual, de 7,46 GW, segundo projeções da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).

Valor Econômico - 13/01 - Equatorial Energia inaugura duas linhas de transmissão no Pará
A Equatorial Transmissão, do grupo Equatorial Energia, inaugurou duas linhas de transmissão no Pará na manhã desta quarta-feira (13). 

Valor Econômico - 12/01 - Governo quer parceria privada para explorar energia nuclear
O governo planeja propor a quebra do monopólio estatal na energia nuclear para permitir investimentos privados em um setor que praticamente não recebeu recursos nas últimas três décadas, segundo o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque. 

Valor Econômico - 12/01 - Reação da economia depende da energia
Assim como em outros setores da economia, a pandemia do novo coronavírus freou diversos aperfeiçoamentos legais e técnicos e planos de investimento que estavam em curso na energia. Houve forte volatilidade de preços. Com a interrupção quase total das atividades verificada de início, no período de isolamento social, a demanda por energia caiu e os preços mergulharam. A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) constatou uma queda ao redor de 11% da demanda por energia entre o fim de março e meados de maio. O Preço de Liquidação das Diferenças (PLD), praticado no mercado livre, acabou despencando para pouco menos de R$ 40 o MWh nesse momento.

CanalEnergia - 11/01 - MME estabelece leilões A-3 e A-4 em 25 de junho
O Ministério de Minas e Energia publicou no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 11 de janeiro, a sua primeira Portaria Normativa de 2021 e que trata das diretrizes dos leilões de energia nova A-3 e A-4. As contratações deverão ocorrer em 25 de junho deste ano de forma sequencial. 

Valor Econômico - 11/01 - Oliveira Energia busca choque de gestão no Amazonas
Há um ano e oito meses no comando das distribuidoras de energia no Amazonas e Roraima, privatizadas em 2018 pela Eletrobras, a Oliveira Energia tem avançado com o plano de virada dos negócios, mas quer acelerar esse processo a partir deste ano.

O Globo - 08/01 - Após comprar parques eólicos da Petrobras, Vinci tem apetite para mais e avalia Cedae
A Vinci Partners, de Gilberto Sayão, pretende investir este ano pelo menos mais R$ 180 milhões em projetos de geração e transmissão de energia, após ter comprado ontem três parques eólicos no Rio Grande do Norte. 

Valor Econômico - 08/01 - Joaquim Francisco de Carvalho: O sistema elétrico brasileiro já é quase todo privado
 De fato, só no segmento de geração de energia, cerca de 60% dos ativos estão privatizados. No segmento de transmissão, 85% das linhas são operadas por empresas privadas. E as principais distribuidoras também foram privatizadas.

Valor Econômico - 07/01 - Distribuidoras de energia descartam novos prejuízos com 2ª onda de covid-19
O recrudescimento da pandemia da covid-19 em algumas regiões do país não deve ter impactos tão intensos ao setor elétrico se comparados às turbulências enfrentadas no segundo trimestre do ano passado, avaliam as distribuidoras de energia.