Destaque de Notícias da Semana
Clipping de notícias do setor - 18 a 25.02.2021
25/02/2021

Valor Econômico - 25/02 - Grupo Governadores pelo Clima aposta em energia eólica e solar
As energias renováveis têm papel fundamental na descarbonização e podem contribuir na solução das dificuldades socioeconômicas e ambientais do semiárido. Mais investimentos em energia eólica e solar irão tornar a região atraente para investimentos na produção de hidrogênio verde, uma das apostas mais fortes dos planos de retomada da zona do euro. Além disso, podem ajudar na regeneração do rio São Francisco e na redução da pobreza da região.

Valor Econômico - 25/02 - Senado avalia marco legal para geração em alto mar
O Senado recebeu ontem um novo projeto de lei (PL) que promete abrir caminho para investimentos em projetos de geração de energia elétrica em alto mar, com forte potencial para o aproveitamento da fonte eólica no Nordeste. O PL 576/21 foi protocolado pelo senador Jean-Paul Prates (PT-RN), logo após apresentação a representantes do governo e do setor privado.

Valor Econômico - 24/02 - Deputados dizem que privatização da Eletrobras está ‘madura’, mas haverá pressão por mais verbas
Líderes partidários que costumam votar a favor da agenda econômica do governo Bolsonaro avaliam que a proposta de privatização da Eletrobras está mais “madura” e deve contar com apoio majoritário para aprovação na Casa. Mas, dizem eles, haverá pressão para aumentar o repasse de verbas para obras nas regiões Norte, Nordeste e em Minas Gerais.

Valor Econômico - 23/02 - MP da Eletrobras prevê golden share e aportes para revitalização de recursos hídricos
A medida provisória (MP) que trata da privatização da Eletrobras foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União nesta terça-feira. Segundo comunicado da estatal, a proposta permite o início dos estudos do processo pelo BNDES e traz algumas mudanças em relação ao projeto de lei sobre a desestatização da Eletrobras (PL 5877), que não avançou desde que foi apresentado, em 2019.

Valor Econômico - 23/02 - Com MP, setor elétrico terá o tratamento que merece, diz ministro
Aós a entrega da Medida Provisória (MP) que trata da capitalização da Eletrobras, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, afirmou nesta terça-feira que, com a proposta, o setor elétrico terá o tratamento que merece.

Valor Econômico - 23/02 - Ingerência nas tarifas de energia cria receios
A afirmação do presidente Jair Bolsonaro de que pretende “meter a mão na energia elétrica” gerou receio de que interferências políticas voltem a assombrar o setor, que sofreu ao longo da última década para se recuperar da Medida Provisória 579/2012, da então presidente Dilma Rousseff. Na época, a medida buscou baixar a conta de luz artificialmente por meio da renovação antecipada de concessões, o que teve impactos negativos sobre o fluxo de caixa das empresas. Hoje, as discussões para redução das contas de energia consideram o uso de créditos aos consumidores por cobranças indevidas nas tarifas da alíquota de ICMS sobre a base de cálculo PIS/Cofins.

Valor Econômico - 22/02 - Demanda de energia cresce 1,9% em janeiro, aponta ONS
A demanda por energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN) ficou em média em 72 mil megawatts (MW) médios em janeiro de 2021, alta de 1,9% em relação ao mesmo mês do ano passado, de acordo com o boletim mensal de carga do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Na comparação com dezembro de 2020, o volume teve aumento de 2%.

Valor Econômico - 22/02 - EDP troca comando no país em momento de expansão
Prestes a iniciar um novo ciclo com a chegada de João Marques da Cruz na presidência, a EDP Brasil encerrou o ano de 2020, que a certa altura prometia ser de prejuízos, com resultados recordes. Superado o desafio de atravessar a pandemia sem grandes sobressaltos, a companhia elétrica de controle português se prepara para seguir crescendo “com qualidade” nos seus três negócios prioritários no país: distribuição, transmissão e geração distribuída de energia.

Valor Econômico - 20/02 - Bolsonaro diz que reajuste do diesel foi covardia e que vai ‘meter o dedo’ na energia elétrica
Em vídeos que têm circulado nas redes sociais na tarde deste sábado, o presidente Jair Bolsonaro, em conversa com apoiadores, voltou a criticar o presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, e disse que vai “meter o dedo” na energia elétrica, por conta dos recentes aumentos.

Valor Econômico - 18/02 - Eni adquire três projetos de energia solar na Espanha
A Eni assinou um acordo para adquirir três projetos de energia solar na Espanha da empresa de energia renovável X-Elio Energy, com uma capacidade total de 140 megawatts.

Reuters via UOL - 18/02 - Distribuidoras de energia fecham 2020 com sobra contratual por pandemia, diz CCEE
As distribuidoras que atuam no Brasil fecharam 2020 com sobras de energia contratada em relação à demanda de seus clientes, após fortes impactos da pandemia de coronavírus sobre o consumo, disse nesta quinta-feira a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).