Destaque de Notícias da Semana
Clipping de notícias do setor - 17 a 25.03.2021
25/03/2021

Portal UOL - 25/03 - Governo indica Rodrigo Limp para a presidência da Eletrobras
O governo indicou o nome de Rodrigo Limp para o cargo de presidente da Eletrobras, informou ontem a estatal em comunicado a seus acionistas. Por ser o controlador da empresa, o governo tem a prerrogativa de indicar o presidente.

Valor Econômico - 24/03 - Eletrobras escolhe novo presidente fora de processo seletivo e conselheiro renuncia
A Centrais Elétricas Brasileiras - Eletrobras - informou na noite desta quarta-feira (24) que seu conselho de administração decidiu por maioria recomendar Rodrigo Limp para ocupar uma vaga no colegiado, visando o exercício futuro do cargo de presidente da Eletrobras. Nascimento sucederá a Wilson Ferreira Júnior.

Valor Econômico - 24/03 - XP engrossa lista de instituições a criar comercializadora de energia
A XP Investimentos prepara a criação de uma comercializadora de energia, engrossando a fila das instituições financeiras que estão se aproximando do mercado livre da commodity. O foco inicial são clientes da área de atacado, mas produtos de investimentos e de varejo também estão no radar da plataforma.

Valor Econômico - 24/03 - Controlador da Aeris vende ações no ‘lock-up’ com aval de bancos
Acionistas do bloco de controle da Aeris, fabricante de pás para geradores de energia eólica, venderam 15 milhões de ações em leilão na bolsa dia 23, ou 1,95% do capital da companhia. A Aeris chegou à bolsa em novembro e a venda aconteceu dentro do período de seis meses de “lock-up” (restrição à venda) das ações previsto no IPO.

Valor Econômico - 24/03 - RS reverte liminar e segue com venda de distribuidora
O governo gaúcho conseguiu derrubar ontem no Superior Tribunal de Justiça (STJ) a decisão liminar que havia suspendido a venda da distribuidora de energia da estatal CEEE, afastando as incertezas que surgiram na reta final do processo. Com isso, abriu caminho para receber propostas de empresas interessadas no ativo nesta sexta-feira, 26, e realizar o leilão na próxima quarta-feira, 31, na B3.

Valor Econômico - 23/03 - Aneel propõe ajuste em adicionais cobrados no acionamento das bandeiras tarifárias
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) apresentou, nesta terça-feira (23), a atualização dos valores dos adicionais cobrados na fatura mensal com o acionamento das bandeiras tarifárias. Este ajuste é feito anualmente pelo órgão regulador para refletir, com mais precisão, a realidade de custo de suprimento de energia pelo sistema.

Valor Econômico - 22/03 - Melhor alternativa de privatização da Eletrobras é a da MP, diz conselheiro
O ex-presidente e conselheiro da Eletrobras Wilson Ferreira Júnior defendeu nesta segunda-feira, em conferência com analistas, que a capitalização da companhia seja feito por meio da Medida Provisória (MP) 1.031/2021.

Valor Econômico - 22/03 - Mudança climática cria novos dilemas no sistema elétrico
A intensificação das mudanças climáticas é apontada como principal suspeita de um fenômeno com impacto direto nas operações do setor elétrico e nas contas de luz: os reservatórios de grandes usinas não enchem mais - mesmo com a atividade econômica em estado de letargia e a demanda por energia sem aumento expressivo nos últimos anos.

Valor Econômico - 22/03 - Aneel promete ao TCU rever incentivo à geração solar
Cobrada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) em processo que aponta bilhões de reais em subsídios cruzados na geração de energia solar, por meio de painéis instalados nos telhados de residências ou em “condomínios fotovoltaicos” longe dos centros urbanos, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) se comprometeu com o órgão de controle a revisar os incentivos atuais e cravou uma data para decidir sobre a mudança: até 30 de junho.

Valor Econômico - 19/03 - MP do apagão chega ao Senado com “jabutis” para grupos do Norte
Empresas do setor elétrico com presença na região Norte conseguiram emplacar alguns “jabutis” - emendas parlamentares com teor averso ao texto original - na Medida Provisória 1.010/2. A MP foi editada pelo governo para isentar da cobrança de tarifa os consumidores atingidos no ano passado pelo apagão de 20 dias no Amapá.

Valor Econômico - 17/03 - Gás terá contratos reajustados em até 35% entre maio e junho, projeta Abrace
Mesmo com a boa notícia da aprovação da Nova Lei do Gás na noite de terça-feira (16), a indústria eletrointensiva está apreensiva com os aumentos previstos no preço do gás natural no país. A Associação Brasileira dos Grandes Consumidores de Energia (Abrace) projeta índices de reajuste de 18% e 35% entre maio e junho, nos contratos de suprimento associados aos custos de compra da molécula e transporte por gasoduto.