Destaque de Notícias da Semana
Clipping de notícias do setor - 04 a 09.04.2021
09/04/2021

Valor Econômico - 09/04 - Bolsonaro sanciona nova Lei do Gás
A nova lei visa aumentar a concorrência no mercado de gás natural, limitar a participação da Petrobras no setor e diminuir o preço do combustível. São esperados investimentos da ordem de R$ 74 bilhões e a geração de mais de 33 mil empregos diretos e indiretos em 10 anos.

Valor Econômico - 08/04 - Votação no Congresso reacende debate sobre geração distribuída
O debate sobre a geração distribuída de energia voltou a esquentar com as sinalizações de que a Câmara dos Deputados poderá colocar em votação, em breve, o Projeto de Lei (PL) 5.829/19, que institui um marco regulatório para o segmento.

Valor Econômico - 07/04 - Bolsonaro critica Petrobras por aumento no preço do gás natural: "É inadmissível"
O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quarta-feira que é "inadmissível" a Petrobras reajustar o preço do gás natural em 39%, como anunciado nesta semana. Se dirigindo ao general Joaquim Silva e Luna, escolhido por ele para assumir a estatal, o presidente defendeu que haja previsibilidade sobre reajustes: "Podemos mudar esta política de preços lá".

Valor Econômico - 07/04 - Petrobras questiona MME após declarações de Bolsonaro sobre reajustes no gás
A Petrobras informou em nota divulgada na noite desta quarta-feira (7) que questionou seu acionista controlador, o governo federal, por meio do Ministério de Minas e Energia (MME), da existência de informações relevantes que deveriam ser divulgadas ao mercado, após o presidente Jair Bolsonaro fazer declarações à respeito do reajuste de gás e sobre possíveis mudanças na política de preços da companhia.

Valor Econômico - 07/04 - Aneel busca reduzir alta na conta de luz
Começam a tomar forma as medidas estudadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para manter os reajustes tarifários das distribuidoras na casa de um dígito. Enquanto não ficam prontas, a diretoria decidiu congelar, pelas próximas semanas, as tarifas da CPFL Paulista, Energisa Mato Grosso e Energisa Mato Grosso Sul com reajustes programados para amanhã.

Valor Econômico - 06/04 - Aneel adotará IPCA, no lugar de IGP-M, para corrigir contas de luz em atraso
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) adotará o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), no lugar do Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), para corrigir débitos de consumidores inadimplentes. A medida passará a valer após a fase de consulta pública aprovada nesta terça-feira pelo comando da agência.

CanalEnergia - 06/04 - Agenda Setorial 2021 debate rumos do setor para os próximos dois anos
Acontece nos próximos dias 26 e 27 de abril o Agenda Setorial 2021. O evento, realizado de forma digital pelo Grupo CanalEnergia/Informa Markets, dá a largada no calendário de eventos do setor elétrico de 2021. A temática da edição deste ano debate “Os rumos do setor de energia para o biênio 2021/2022”. Já nos dias 3 e 5 de maio, é a vez de mais um Worskhop PSR/ CanalEnergia.

Valor Econômico - 06/04 - Gás pode ficar 31% mais caro para indústrias em maio
A Petrobras vai aumentar em 39% o preço do gás natural para as distribuidoras, a partir de 1º de maio. A Associação Brasileira dos Grandes Consumidores de Energia e Consumidores Livres (Abrace) estima que o impacto médio, para a indústria, será de 31% - o suficiente para elevar as tarifas para a classe industrial, em reais, ao patamar mais alto desde que o governo lançou o programa Novo Mercado de Gás, em 2019, com medidas para abrir o setor e promessas de um choque de energia barata.

Valor Econômico - 05/04 - Análise: Reajuste do gás mostra que choque de energia barata de Guedes ainda não se sustenta
Ao anunciar um reajuste de 39% no preço do gás natural para as distribuidoras, a partir de 1º de maio, a Petrobras anula toda a queda do preço registrada desde o início de 2020 e mostra que o choque de energia barata prometido pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, com a abertura do mercado de gás, ainda não se sustenta estruturalmente.

MegaWhat - 05/04 - Christiano da Silva, da Aneel, deve assumir secretaria de Energia Elétrica do MME
O superintendente de Regulação dos Serviços de Geração da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Christiano Vieira da Silva, é o nome mais cotado para ser o substituto de Rodrigo Limp na secretaria de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, apurou a MegaWhat com três fontes próximas do assunto.

Valor Econômico - 04/04 - Silva e Luna inicia trabalhos de transição na Petrobras
Indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para assumir o comando da Petrobras, o general da reserva Joaquim Silva e Luna iniciou os trabalhos de transição junto à atual gestão da estatal e analisa nomes para compor o novo time de diretores da companhia. Os executivos de saída da empresa têm sugerido profissionais da casa como substitutos.