Destaque de Notícias da Semana
Clipping de notícias do setor - 22 a 28.04.2021
29/04/2021

MegaWhat - 28/04 - BNDES prevê realizar privatização da Eletrobras entre fim deste ano e início de 2022
O banco trabalha com uma janela de mercado para realizar a capitalização, e consequente privatização, da Eletrobras, entre dezembro deste ano e fevereiro de 2022, entre a divulgação dos resultados do 3º trimestre e a dos resultados de 2021. O diretor de privatizações Leonardo Cabral disse que o plano de capitalização da Eletrobras é semelhante ao que foi feito para a BR Distribuidora, ou seja, não ter controlador de fato na companhia.

Valor Econômico - 28/04 - Bento Albuquerque sugere revisão de benefício a produtores de energia solar
O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, defendeu que alguns segmentos da economia podem ser incentivados pelo governo por determinado período, mas não para sempre. A declaração foi dada em entrevista à Rádio Bandeirantes, em resposta sobre a “geração distribuída” (GD) – modalidade de serviço que isenta consumidores produzirem energia por meio de painéis solares de encargos repassados à conta de luz.

MegaWhat - 28/04 - Bento Albuquerque sobre GD: “Não é subsídio para lá, subsídio para cá”
Questionado diversas vezes sobre lobbys contrários à expansão da geração distribuída solar fotovoltaica no país e interferência na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, declarou que o assunto já está “nas mãos” do Congresso Nacional e que no Brasil tudo que se coloca como provisório, acaba virando permanente.

Valor Econômico - 28/04 - Foco de geração está em projetos eólicos e fotovoltaicos, diz Cemig
A Cemig vai se concentrar na geração de energia a partir de projetos eólicos e fotovoltaicos, como informou nesta quarta-feira. Somente os projetos de investimentos em novas fazendas solares somam R$ 1 bilhão até 2025.

Valor Econômico - 27/04 - Eletrobras recebe ofício do Ministério de Minas e Energia para capitalização
A Eletrobras comunicou ao mercado que recebeu ofício do Ministério de Minas e Energia comunicando sobre a aprovação do modelo de capitalização da empresa. A proposta do Ministério para a capitalização determina a diluição do controle detido pela União.

Valor Econômico - 27/04 - Acionistas da Eletrobras elegem Rodrigo Limp para conselho, dizem fontes
A assembleia geral ordinária da Eletrobras na tarde desta terça-feira aprovou a eleição de Rodrigo Limp para o conselho de administração da estatal.

Valor Econômico - 26/04 - Ministério de Minas e Energia descarta novas medidas emergenciais para o setor elétrico
O governo não vê necessidade de editar novas medidas emergenciais para tratar dos efeitos da pandemia no setor elétrico, afirmou a secretária-executiva do Ministério de Minas e Energia, Marisete Pereira, nesta segunda-feira.

Valor Econômico - 26/04 - ONS descarta possibilidade de racionamento de energia no Brasil
O diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luiz Carlos Ciocchi, afastou nesta segunda-feira a possibilidade de um racionamento de energia no país, mesmo diante da situação delicada dos reservatórios das hidrelétricas. “Temos a convicção de que estamos pilotando o sistema de forma bastante segura e compatível com a necessidade da sociedade brasileira”, afirmou, em evento virtual organizado pelo Canal Energia.

Valor Econômico - 26/04 - EDP negocia hidrelétricas e aposta em solar
A EDP Brasil colocou à venda três das seis hidrelétricas que opera no país. Em entrevista ao Valor, o novo presidente da companhia, João Marques da Cruz, explicou que a iniciativa atende a dois objetivos de sua gestão: levantar recursos para acelerar investimentos em geração fotovoltaica - que está no centro da estratégia da companhia portuguesa para os próximos anos - e reduzir o risco atrelado à geração hídrica, que enfrenta o crescente desafio de escassez hidrológica.

Valor Econômico - 23/04 - Preocupação com tarifas pode mudar destinação de recursos da privatização da Eletrobras
A preocupação com o aumento das tarifas de energia elétrica pode levar a mudanças na destinação dos recursos da privatização da Eletrobras que iriam para a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), o "superfundo" do setor elétrico custeado por todos os consumidores do país. A informação foi dada pelo deputado Elmar Nascimento (DEM-BA), relator da MP 1.031/2021, que trata da privatização da Eletrobras, na Live do Valor desta sexta-feira.

Valor Econômico - 22/04 - Governo prevê publicar diretrizes para Programa Nacional do Hidrogênio em 60 dias
Em reunião na última terça-feira, o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) propôs a elaboração de diretrizes para o Programa Nacional do Hidrogênio. Essas diretrizes deverão ser publicadas em 60 dias e serão elaboradas em cooperação com os Ministérios de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e Desenvolvimento Regional (MDR) e apoio da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

Valor Econômico - 22/04 - Contratação de energia no mercado livre cresce 2,6 vezes em um ano, diz estudo
O volume de energia contratada no mercado livre de projetos eólicos e solares cresceu 2,6 vezes entre janeiro de 2020 e março de 2021, segundo estudo inédito da consultoria Clean Energy Latin America (Cela). O levantamento feito com as principais empresas geradoras de energia eólica e solar no mercado livre apontou que o perfil dos contratos nessa modalidade mudou ao longo do último ano.