FASE: MP da Eletrobras deve ser reavaliada ou vai aumentar custo da energia no Brasil
APINE NA MÍDIA
20/05/2021

Estado de SP - 19.05.2021 - O Fórum das Associações do Setor Elétrico (FASE), que reúne 26 associações, criticou em carta encaminhada a lideranças políticas do País a inserção dos chamados "jabutis" na Medida Provisória da privatização da Eletrobras (MP 1031), e observou que, por ter ficado "desequilibrado", as alterações precisam ser reavaliadas.

O texto entrou hoje na pauta da Câmara dos Deputados, mas enfrenta resistência da oposição, que pretende obstruir a votação marcada para esta quarta-feira.

"Somos contra a inserção na referida MP 1031 de dispositivos que afetem a livre competição entre agentes e que estabeleçam ações mandatórias sem o necessário respaldo técnico. Tais dispositivos distorcem o mercado e trazem efeitos de curto, médio e longo prazo que aumentarão o custo da energia elétrica no Brasil", disse a FASE em nota.

Assinam o documento a ABDAN, ABEMI,ABIAPE, ABRACE, ABRACEEL, ABRADEE, ABRAGE, ABSOLAR, ANACE E APINE.

As associações destacam que consideram essencial a modernização da economia brasileira e a aprovação das reformas que reduzam o “Custo Brasil” , dando competitividade à economia, gerando empregos, investimentos e renda, e possibilitando a retomada do desenvolvimento. "E que permitam que os governos possam conduzir os necessários programas sociais no contexto pós-pandemia", ressaltam.

Segundo o documento, é fundamental que a MP 1031, junto com seu objetivo de possibilitar a capitalização da Eletrobras, contribua para reverter a tendência de aumento do custo da energia no país e aponte para a modernização do setor elétrico brasileiro.