Destaque de Notícias da Semana
Clipping de notícias do setor - 17 a 24.06.2021
24/06/2021

Valor Econômico - 24/06 - “Juca” tende a ser mais pragmático
O novo ministro do Meio Ambiente, Joaquim Álvaro Pereira Leite, assume o cargo no lugar de Ricardo Salles com a missão de conciliar os interesses do agronegócio com o meio ambiente, de acordo com a visão do Palácio do Planalto. A expectativa é que evite o confronto e busque uma atuação mais pragmática, embora seja dado como certo que também enfrentará críticas de ambientalistas.

Valor Econômico - 23/06 - Ministro de Minas e Energia percorre tribunais para blindar MP e medidas contra o apagão
O MME, Bento Albuquerque, tem feito um périplo por gabinetes de ministros de tribunais superiores e desembargadores para alertar sobre a crise hídrica. As visitas institucionais, no entanto, são apontadas por especialistas como uma evidente estratégia do governo de se antecipar a processos que devem chegar ao Judiciário em resposta a medidas excepcionais programadas para evitar o desgaste político de decretar um novo racionamento de energia. A primeira versão de minuta da MP prevê a criação de uma câmara decisória (Care) formada por ministros que vão centralizar os comandos necessários para afastar o risco de apagão.

Valor Econômico - 23/06 - Ministro diz que não trabalha com a hipótese de racionamento de energia
O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, assegurou nesta quarta-feira que, por enquanto, o governo não considera adotar um programa de racionamento de energia nos moldes do que ocorreu em 2001.

Valor Econômico - 23/06 - Lira volta atrás e diz que racionamento não será necessário
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), voltou atrás em relação à sua afirmação de que seria preciso fazer racionamento de energia para evitar apagão no Brasil. Lira afirmou na noite de terça-feira que conversou com o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e que este esclareceu que a medida provisória (MP) em gestação no governo por causa da crise hídrica não terá medidas de racionamento de energia elétrica para os consumidores.

Valor Econômico - 23/06 - Secretário descarta conta de luz mais cara por MP da Eletrobras
Em reação às críticas do setor privado que a Medida Provisória (MP) da Eletrobras trará aumento no preço da energia, o secretário especial de Desestatização, Desinvestimento e Mercados, Diogo Mac Cord, afirmou que, pelo contrário, serão aportados R$ 48 bilhões para baixar tarifas. Ele desejou “sorte” aos segmentos da oposição que prometem levar a privatização à Justiça.

Valor Econômico - 22/06 - Térmicas a carvão param na seca e preocupam Aneel
Em plena crise hídrica, duas usinas térmicas no Rio Grande do Sul que somam 695 megawatts (MW) de capacidade instalada vão parar para manutenção entre setembro e novembro, no auge do período de estiagem.

Valor Econômico - 21/06 - Câmara conclui aprovação da MP da Eletrobras e texto segue para sanção presidencial
A Câmara dos Deputados concluiu hoje a aprovação da Medida Provisória (MP) da privatização da Eletrobras. O texto segue para sanção presidencial. A apreciação da matéria aconteceu às vésperas de a MP caducar, o que tornaria as mudanças na legislação sem efeito.

Valor Econômico - 21/06 - Portabilidade da conta de luz pode valer em 2026
A medida provisória de privatização da Eletrobras, aprovada no Senado e que pode ser referendada hoje pela Câmara, garante a total abertura do mercado livre de energia, formado hoje só por grandes consumidores, até julho de 2026. Uma emenda do senador Wellington Fagundes (PL-MT) acelera ainda as etapas de adesão dos pequenos consumidores ao ambiente que permite escolher de quem comprar a energia.

Valor Econômico - 18/06 - Carga de energia deve subir 8% em junho, indica ONS
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) prevê que a carga de energia no mês no Sistema Interligado Nacional (SIN) deve chegar a 66.642 megawatts (MW) médios, alta de 8% na comparação com junho de 2020. Os dados estão na mais recente revisão do boletim do programa mensal de operação publicado pelo órgão, para a semana de 19 a 25 de junho.

Valor Econômico - 17/06 - Senado aprova MP da Eletrobras e texto volta para Câmara
A maioria dos senadores decidiu por manter, nesta quinta-feira, o texto final apresentado pelo senador Marcos Rogério (DEM-RO) para a medida provisória (MP) de privatização da Eletrobras. Foram rejeitados destaques apresentados por PSDB e PT, que buscavam alterar trechos específicos do parecer. A matéria será enviada de volta à Câmara dos Deputados, onde precisa ser analisada até o dia 22 de junho, quando a MP perde eficácia.

Valor Econômico - 17/06 - Com crise hídrica, governo avalia aumentar combustíveis fósseis na matriz energética
A crise hídrica pode levar o governo a fazer mudanças permanentes no uso das diferentes fontes de geração disponíveis na matriz energética do Brasil. Uma ideia em pauta é tornar mais frequente o acionamento das usinas térmicas a gás e carvão, a fim de evitar o esvaziamento de reservatórios das hidrelétricas em períodos de seca prolongada como o atual. A proposta circula em Brasília no momento em que a falta de energia ameaça a retomada do crescimento e pressiona a inflação, com possíveis impactos na popularidade do presidente Jair Bolsonaro, que tentará a reeleição no ano que vem.