Destaque de Notícias da Semana
Clipping de notícias do setor - 19 a 25.08.2021
26/08/2021

Valor Econômico - 25/08 - Programa de redução de energia por pequenos consumidores deve começar dia 1º de setembro
O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, disse que o governo está "em vias" de concluir a formatação de um programa que criará incentivos para pequenos consumidores reduzirem voluntariamente o consumo de eletricidade. Ele afirmou que o programa deve ser iniciado no dia 1º de setembro.

Valor Econômico - 25/08 - Energias eólica e solar podem ter mais fusões e aquisições
O atual cenário de crise hídrica e o consequente aumento nos preços de energia nos próximos anos podem levar a um crescimento no interesse por fusões e aquisições de projetos de energia solar e eólica no país.

Valor Econômico - 24/08 - Brasil tem papel central e deve assumir dianteira na transição energética mundial, afirmam especialistas
O Brasil precisa sair da posição de antagonista da transição energética para voltar a ser um protagonista, defendeu o coordenador do núcleo de energia do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI), Jorge Camargo. "Não se pode falar hoje sobre transição energética no mundo sem falar na Amazônia”, disse.

Valor Econômico - 24/08 - Geração solar deve crescer 60% este ano
O Brasil deve encerrar o ano com 12,5 gigawatts (GW) de potência operacional em geração de energia solar fotovoltaica, de acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), alta de 60% em relação a 2020. Até agora, o país já ultrapassou a marca de 10 GW de potência, com adição de 2,2 GW à matriz até meados de agosto.

Valor Econômico - 23/08 - Governo reduz exigência para diminuição voluntária de demanda de energia
O governo atendeu aos apelos do mercado e diminuiu a barreira de entrada para indústrias eletrointensivas que queiram participar do novo programa de redução voluntária da demanda de energia, formulado às pressas diante do risco de racionamento.

Valor Econômico - 23/08 - Consumidor perde com setor elétrico atrasado
Eventos climáticos extremos vêm afetando o suprimento de eletricidade em várias partes do mundo, não só no Brasil, que sofre com a atual seca. Na Califórnia, a pior onda de calor em 70 anos levou o estado a impor, no ano passado, os primeiros cortes de carga desde 2001. No Reino Unido, o risco de apagões durante o próximo inverno é o maior em seis anos.

Valor Econômico - 23/08 - Redução voluntária do consumo segue indefinida
Pensado para ajudar a evitar o risco de apagões, o programa de redução voluntária do consumo de energia ainda não saiu do papel. A iniciativa está atrasada em relação ao cronograma inicial - em junho, num primeiro encontro com agentes da indústria e associações, o Ministério de Minas e Energia (MME) indicou que desejava ter um plano estruturado até 1º de julho.

Valor Econômico - 20/08 - Hidrelétricas do Sudeste e Centro-Oeste devem chegar ao final do mês com capacidade de 21,7%, diz ONS
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) prevê que os reservatórios das hidrelétricas do subsistema Sudeste/Centro-Oeste devem chegar ao final do mês de agosto com capacidade de 21,7%. A previsão está na atualização semanal do boletim mensal de operação, publicada na tarde de desta sexta-feira (20). O Brasil vive o período seco com o menor volume de chuvas dos últimos 91 anos.

Valor Econômico - 19/08 - Cemig busca avançar com projetos próprios de geração renovável no 2º semestre
A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) espera ter “boas notícias” nos próximos meses sobre a retomada de investimentos em empreendimentos próprios de geração de energia renovável, um dos principais pilares de seu plano estratégico até 2025.

Reuters via Portal UOL - 19/08 - Microgeração de energia terá aprovação rápida no Senado, avalia relator na Câmara
O projeto de lei sobre microgeração própria de energia elétrica, que versa especialmente sobre os chamados telhados solares e foi aprovado na noite de quarta-feira pela Câmara dos Deputados, tem tudo para ser chancelado sem dificuldades pelo Senado, disse à Reuters o relator da medida, deputado Lafayette de Andrada (Republicanos-MG).