Destaque de Notícias da Semana
Clipping de notícias do setor - 26.08 a 03.09.2021
03/09/2021

Valor Econômico - 03/09 - Carga tributária e de encargos no setor elétrico cresce e atinge 49%
Se o custo de geração de energia e as bandeiras tarifárias têm assustado os consumidores diante da crise hídrica, outros componentes que influenciam a conta de luz também não têm dado sinais de alívio - pelo contrário.

Portal G1 - 02/09 - Questionado sobre racionamento, ministro da energia responde: 'Não temos como prever o futuro'
Questionado sobre a possibilidade de haver racionamento compulsório de energia no país neste ano, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, afirmou nesta quinta-feira (2) em entrevista à GloboNews que não há como prever o futuro.

Valor Econômico - 01/09 - Mourão admite possibilidade de “algum racionamento” de energia
O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, admitiu nesta quarta-feira que "pode ser que tenha que ocorrer algum racionamento" de energia elétrica no país como reflexo da crise hídrica. A declaração vai na contramão do que tem dito o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque. Mais cedo, em entrevista à TV CNN Brasil, o ministro afirmou que "a possibilidade de racionamento é zero".

Valor Econômico - 01/09 - Crise hídrica e ambiente político conturbado devem continuar pesando sobre indústria e investimentos
A queda do Produto Interno Bruto (PIB) da indústria preocupa em um momento de elevação de taxa de juros e arrefecimento da economia chinesa. A perspetiva para os próximos trimestres não é boa, já que a crise hídrica e o ambiente político conturbado devem continuar pesando, afirma Igor Rocha, diretor de Economia da Abdib.

Valor Econômico - 01/09 - Governo usa Eletrobras para aliviar alta da luz
O governo jogou suas últimas cartas na mesa para evitar um racionamento de energia elétrica. Oficializou a alta de 50% da bandeira tarifária, criou um bônus para pequenos consumidores que reduzirem sua demanda em pelo menos 10%, ligou as usinas térmicas mais caras do parque gerador e decidiu baixar os reservatórios na bacia do rio São Francisco para socorrer outras regiões.

Valor Econômico - 31/08 - Bento Albuquerque diz que crise energética ‘se agravou’ e apela à população que poupe luz
O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, disse em cadeia de rádio e TV nesta terça-feira (31) que a situação hidroenergética do Brasil "se agravou" e pediu "empenho" à população para mitigar os efeitos da crise e enfrentar o que chamou de "conjuntura desafiadora".

Valor Econômico - 31/08 - MME e Aneel anunciam bandeira da ‘escassez hídrica’, mais cara que a vermelha 2
O Ministério de Minas e Energia (MME) e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciaram a criação de uma nova bandeira tarifária, ainda mais cara que a vermelha 2, nesta terça-feira (31). Segundo o diretor-geral da Aneel, André Pepitone, a bandeira da “escassez hídrica” vai custar R$ 14,20 adicionais a cada 100 kWh consumidos.

Valor Econômico - 31/08 - Bancos apoiam projetos ligados à mudança climática
O tema ESG (boas práticas ambientais, sociais e de governança, na sigla em inglês) entrou definitivamente na ordem do dia dos bancos brasileiros e deve guiar grande parte do fluxo de investimentos e financiamentos no mercado nos próximos anos.

Valor Econômico - 30/08 - Governo deve anunciar novo valor da bandeira tarifária da conta de luz nesta terça-feira
O governo deve anunciar nesta terça-feira (31) o novo valor da bandeira tarifária cobrada na conta de luz para bancar a operação de usinas térmicas. A expectativa é que o valor seja elevado em ao menos 50%.

Valor Econômico - 30/08 - Regras para GD devem estimular investimentos
No último dia 18, a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 5829, que desenha o marco regulatório para a geração distribuída de energia. A aprovação contundente da matéria - com 476 votos a favor e apenas 3 contra - reflete o esforço do setor para ajustar às demandas do mercado o texto proposto pelo deputado  Silas Câmara (Republicanos-AM) e com relatoria de Lafayette de Andrada (Republicanos-MG). “É uma etapa importante. Agora o tema segue para votação no Senado e depois para sanção presidencial”, afirma Rodrigo Lopes Sauaia, presidente da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).

Valor Econômico - 27/08 - Guedes age para atenuar alta e bandeira vermelha na conta de luz deve subir 50%
O valor da bandeira vermelha patamar 2, que tem incidido sobre as tarifas de energia em um momento de grave crise hídrica e esvaziamento dos reservatórios, deve subir cerca de 50% e ficar em torno de R$ 14 por cada 100 kilowatts-hora (kWh) consumidos

Valor Econômico - 26/08 - Consumidores devem ter consciência de que é preciso economizar, diz diretor-geral da Aneel
Em meio à escassez hídrica, o diretor-geral da Aneel, André Pepitone, disse que “é muito importante que consumidores tenham a consciência de que é preciso economizar e evitar desperdício de energia elétrica”.

Valor Econômico - 26/08 - Para distribuidoras de energia, outros segmentos do setor devem colaborar com redução tarifária
O presidente da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), Marcos Madureira, comentou nesta quinta-feira que, mesmo em momentos turbulentos como o atual, de crise no setor elétrico, as distribuidoras precisam ter equilíbrio o financeiro assegurados. Para ele, é imprescindível que a redução tarifária seja também buscada nos demais segmentos do setor elétrico.