Destaque de Notícias da Semana
Clipping de notícias do setor - 15 a 20.10.2021
21/10/2021

Valor Econômico - 20/10 - Eletrobras: Modelo de capitalização é importante para destravar valor potencial, dizem bancos
Apesar de não apresentar muitas novidades, a aprovação do modelo de capitalização da Eletrobras, na terça-feira, pelo Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (CPPI) é um passo importante na reestruturação da companhia e no potencial destravamento de valor.

Estadão | Broadcast - 20/10 - Guedes: capitalização da Eletrobras terá desdobramentos excepcionais para o País
O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta terça-feira, 20, que a capitalização da Eletrobras será bem sucedida e que terá desdobramentos excepcionais para o País.

CanalEnergia - 20/10 - Participantes defendem PL 414 e criticam jabutis em evento da Câmara
Participantes de encontro promovido pela Frente Parlamentar pelo Brasil Competitivo defenderam a aprovação do novo modelo do setor elétrico, especialmente da proposta do PL 414, que começa a dar os primeiros passos para tramitar na Câmara dos Deputados. Não faltaram, porém, críticas aos penduricalhos que o próprio Congresso Nacional tem incluído nas medidas provisórias que tratam de temas do setor, contrapondo essas alterações ao “consenso possível” que permitiu a aprovação da Lei do Gás.

Valor Econômico - 20/10 - Ministério prevê venda da Eletrobras no início de 2022
O governo considera que a capitalização da Eletrobras será realizada no primeiro trimestre de 2022. Foi o que afirmou ontem a secretária-executiva do Ministério de Minas e Energia (MME), Marisete Pereira.

Valor Econômico - 19/10 - Ministério de Minas e Energia trabalha "firmemente” para capitalização da Eletrobras no 1º tri de 2022, diz secretária-executiva
O governo trabalha “firmemente” para realizar a capitalização da Eletrobras no primeiro trimestre de 2022, disse a secretária-executiva do Ministério de Minas e Energia, Marisete Pereira. “Todas as etapas que havíamos planejado desde a promulgação da lei pelo presidente [Jair Bolsonaro] estão sendo cumpridas rigorosamente", disse ela, durante entrevista coletiva sobre a aprovação da modelagem da capitalização da companhia.

Valor Econômico - 19/10 - Emergência climática exige corrida às eólicas
Embora já esteja consolidada como um dos grandes pilares do processo global de transição energética, a fonte eólica precisa urgentemente acelerar seu ritmo de crescimento. Para que países consigam atingir a meta de zerar emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2050, o volume de implantação de usinas eólicas, até 2030, tem de quadruplicar em relação aos 93 gigawatts (GW) instalados no ano passado - marca que significou um recorde para a indústria, que hoje beira os 800 GW de potência em todo o mundo.

Portal G1 - 18/10 - Para não elevar ainda mais tarifa da conta de luz, governo estuda empréstimo a distribuidoras
Com o déficit crescente das distribuidoras de energia em razão dos custos do acionamento de usinas termelétricas — consequência da crise hídrica — e sem poder reajustar a bandeira tarifária depois da declaração do presidente Jair Bolsonaro de que determinaria a redução da taxa extra da conta de luz, técnicos do governo debatem um novo empréstimo para sanear o caixa das distribuidoras de energia.

CanalEnergia - 18/10 - Entidades pedem rejeição de PL da Reforma Tributária no Senado
Entidades setoriais apresentaram a quarta edição de um manifesto contrário ao PL 2337/2021, da Reforma Tributária do Imposto de Renda, que foi aprovado na Câmara dos Deputados e agora está no Senado Federal. Desde a primeira versão do documento o número de entidades signatárias passou de 22 para 85. Do setor elétrico endossam a carta a Anace, Abragel, Abradee e Abdib, além da Abegás.

Valor Econômico - 15/10 - Minas e Energia silencia sobre declaração de Bolsonaro, que anunciou fim da bandeira de ‘escassez hídrica’ já em novembro
O Ministério de Minas e Energia (MME) informou nesta sexta-feira (15) que não vai comentar, por enquanto, a declaração do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), na noite desta quinta, sobre acabar com a “bandeira escassez hídrica” a partir do próximo mês. A nova bandeira, que é ainda mais cara que a bandeira vermelha patamar 2, foi criada para cobrir a despesa com a geração de energia por meio de usinas térmicas de setembro deste ano a abril do ano que vem.

Valor Econômico - 15/10 - Comitê de crise mantém medidas em hidrelétricas até fevereiro e não fala em fim da bandeira da ‘escassez hídrica’, citado por Bolsonaro
Em reunião sobre a crise hídrica desta sexta-feira (15), ministros do governo Jair Bolsonaro (sem partido), reunidos na Câmara de Regras Excepcionais para Gestão Hidroenergética (Creg), decidiram manter as “flexibilizações hidráulicas” nas hidrelétricas Jupiá e Porto Primavera até fevereiro do ano que vem.

Estadão - 15/10 - Governo, Aneel e distribuidoras de energia vão se reunir para discutir bandeiras tarifárias
Em meio às mais recentes declarações polêmicas do presidente Jair Bolsonaro de que, com a volta das chuvas, é possível reduzir os valores das bandeiras tarifárias, o Ministério de Minas e Energia (MME) fará uma reunião na próxima quinta-feira, 21, com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e com a Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) para tratar do tema.