Destaque de Notícias da Semana
Clipping de notícias do setor - 26.11 a 02.12.2021
02/12/2021

Valor Econômico - 02/12 - Reservatórios terão 56% da capacidade em maio, diz CMSE

Os reservatórios do subsistema Sudeste/Centro-Oeste devem chegar em maio de 2022 com 55,9% de sua capacidade máxima, terminando o período de chuvas com um nível de armazenamento 12,9 pontos percentuais superior ao de 31 de maio de 2021, segundo estimativas feitas pelo Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE).

CNN Brasil - 01/12 - Energias renováveis dominarão nova capacidade energética até 2026,diz AIE

As energias renováveis devem responder por quase 95% do aumento da capacidade de energia no mundo até 2026, informou relatório da Agência Internacional de Energia (AIE) nesta quarta-feira (1), com a energia solar fornecendo mais da metade do incremento.

Agência Infra - 01/12 - Agnes da Costa é cotada para vaga na ANEEL em 2022; diretor Hélvio Guerra deve ser reconduzido

Com o fim dos mandatos dos cinco atuais diretores da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) ao longo de 2022, as movimentações para eventuais reconduções e substituições já começaram. Todas elas serão feitas ainda no governo do presidente Jair Bolsonaro.

Estadão - 01/12 - Com previsão de melhora nas chuvas, governo limita geração de energia por usinas térmicas

Com início do período úmido e previsão de chuvas nos próximos meses, o governo decidiu limitar a geração de energia por usinas termelétricas e importação de energia a 15 mil megawatts médios (MWmédios) ao longo deste mês. Até então, por conta da grave escassez nos reservatórios, todas as usinas, até mesmo as mais caras, foram acionadas para atender a demanda e evitar falhas no serviço prestado à população.

Folha de São Paulo - 01/12 - Aumento médio da conta de luz pode ficar abaixo de 21% no ano que vem

O novo financiamento que está sendo estruturado para atender as distribuidoras de energia vai garantir a liquidez do setor elétrico, que vem sofrendo com a disparada dos custos de geração, disse o diretor-geral da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), André Pepitone, nesta quarta-feira (1º).

Estadão - 01/12 - Uma pedalada no setor elétrico

A lista de medidas populistas que o governo adotará para conter prejuízos políticos no ano em que o presidente Jair Bolsonaro disputará a reeleição não para de crescer. Depois de um aumento de 19,13% no ano e 30,27% em 12 meses, segundo o índice de inflação oficial, o IPCA, as tarifas de energia não poderiam ficar de fora. A exemplo do que fez Dilma Rousseff em sua tenebrosa passagem pela Presidência, Jair Bolsonaro adotará, novamente, a estratégia de postergar reajustes e diluí-los ao longo dos próximos anos, uma verdadeira pedalada elétrica.

MegaWhat - 30/11 - Câmara faz nova tentativa de votar parecer do PL 1917/2015 nesta quarta

A comissão especial criada para analisar o projeto de lei 1917/2015, que inicialmente tinha como tema central a portabilidade da conta de luz, faz nova tentativa de votação do parecer do relator, deputado Edio Lopes (PL-RR), em reunião agendada para quarta-feira, 1º de dezembro, às 14h.

MegaWhat - 30/11 - Novas regras para usinas híbridas passam a valer a partir de janeiro de 2022

A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, após amplo debate, a resolução normativa que estabelece o tratamento regulatório para usinas híbridas e associadas. A regra passará a valer a partir de 3 de janeiro de 2022, permitindo otimização do uso da rede de transmissão.

G1 - 30/11 - Governo anuncia inclusão automática de famílias na tarifa social de energia a partir de janeiro

O governo federal anunciou nesta terça-feira (30) que, a partir de janeiro de 2022, as famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) ou no Benefício de Prestação Continuada (BPC) serão incluídas automaticamente pelas distribuidoras na Tarifa Social de Energia Elétrica.

Poder 360 - 29/11 - MP do empréstimo ao setor elétrico será publicada até 6ª feira

A Medida Provisória que vai liberar cerca de R$ 15 bilhões para as empresas do setor elétrico será publicada até 6ª feira (3.dez). O Poder360 apurou que o texto já foi concluído pelo Ministério de Minas e Energia e já está no Ministério da Economia, de onde seguirá para a Presidência da República.

Agência Brasil - 26/11 - Ministério divulga estudo prevendo “revolução” no setor energético

O setor de energia poderá passar por adaptações tecnológicas que representarão uma revolução similar à ocorrida com as telecomunicações. Em termos práticos, significa, entre um número ainda inimaginável de possibilidades, transformar medidores de energia e demais equipamentos em unidades de inteligência artificial e, a partir da digitalização de dados e procedimentos, ampliar como nunca a qualidade e os serviços prestados pelas empresas do setor.

Canal Energia - 26/11 - MME estima consulta para abertura do ACL até março de 2022

A Consulta Pública que avaliará o cronograma de abertura do mercado livre deverá ser lançada até o final do primeiro trimestre de 2022. Essa é a previsão revelada pela Chefe da Assessoria de Assuntos Regulatórios do MME, Agnes da Costa, no 13º Encontro Anual do Mercado livre, nesta sexta-feira, 26 de novembro. Os estudos que indicam esse cronograma serão propostos pela CCEE e pela Aneel, cujo o prazo é final de janeiro.

Poder 360 - 26/11 - Mercado livre de energia pode absorver quase 60% do consumo do país

O mercado livre tem o potencial de passar a absorver 59% do consumo de energia do país, segundo a CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica). A informação foi divulgada nesta 6ª feira (26.nov.2021) pela conselheira Roseane dos Santos, durante o 13º Encontro Anual do setor.

Folha de São Paulo - 26/11 - Governadores pedem encontro com Toffoli para debater fim do ICMS diferenciado em energia

Os governadores têm solicitado um encontro com o ministro Dias Toffoli para tratar da proibição por parte do STF (Supremo Tribunal Federal) da cobrança diferenciada de ICMS para energia e telecomunicações, decidida em votação por oito a três na segunda-feira (22).

CNN Brasil - 26/11 - ONS prevê para dezembro melhor cenário hídrico dos últimos cinco meses

O boletim mais recente do Operador Nacional do Sistema elétrico (ONS) mostra que os níveis de armazenamento do subsistema Sudeste/Centro-Oeste, responsável por cerca de 70% da geração de energia do Brasil, deve chegar a 26,1% de sua capacidade em dezembro.