Enase analisa as perspectivas para o período 2023-2026
APINE NA MÍDIA - Evento acontece de modo presencial em junho no Rio de Janeiro
12/05/2022

CanalEnergia - A edição 2022 do Encontro Nacional dos Agentes do Setor Elétrico será realizada nos dias 8 e 9 de junho, no Rio de Janeiro (RJ). O evento volta a ocorrer de forma presencial após um hiato de dois anos sendo apenas no ambiente virtual por conta da pandemia de Covid-19. Nesta edição, o tema é “Um olhar para 2023-2026”. O Enase é uma realização do Grupo CanalEnergia/Informa Markets.

O evento começa com o pronunciamento do ministro de Minas e Energia e em seguida vem o primeiro painel, “Desafios da governança setorial para o quatriênio 2023-2026”, em que a abertura do Mercado Livre, a modernização do setor elétrico, a operação em tempos de mudanças climáticas e a transição energética e as novas tecnologias estarão em pauta. Thiago Barral, Presidente da Empresa de Pesquisa Energética; Marisete Pereira Dadald, Secretária-executiva do MME; André Pepitone, Diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica; Rui Altieri, Presidente Conselho Administração da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica e Luiz Carlos Ciocchi, Diretor Geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico, serão os debatedores.

O segundo painel do dia, “A visão dos agentes sobre os desafios de 2023-2026”, contará com a presença de Mario Menel, Presidente do Fase; Rodrigo Ferreira, Presidente executivo da Abraceel; Paulo Pedrosa; presidente da Abrace; Guilherme Velho, presidente da Apine; Alexei Vivan, presidente da ABCE e Carlos Faria, presidente da Anace.

O painel 3: “Papel do Hidrogênio Verde na transformação do setor elétrico” vai abordar temas como o Plano Nacional de Hidrogênio; a Eólica Offshore como fonte principal; os usos do hidrogênio verde na cadeia e a Exportação de hidrogênio para outros mercados estarão no foco do debate – que será precedido por palestra de Camila Ramos, Sócia Diretora da Cela – que terá a presença de Élbia Gannoum, Presidente da ABEEólica; Carlos Brandão, presidente da Abaque; Venilton Tadini, presidente da Abdib; Rodrigo Lopes Sauaia, presidente executivo da Absolar, e mediação de Giovani Machado, diretor da EPE.

O dia termina com o painel ‘Pensando a matriz elétrica em evolução”. O presidente da PSR, Luiz Augustro Barroso, é o palestrante. O papel das fontes energéticas em tempos de mudanças climáticas, novos modelos para operação do sistema e o papel do gás natural na nova matriz serão abordados por Alessandra Torres de Carvalho, presidente da AbraPCH; Xisto Vieira Filho, presidente da Abraget; Tarcizio Celso de Castro, Diretor Executivo da Abrage; Mario Miranda, Presidente da Abrate e Celso Cunha, Presidente da Abdan.

O segundo dia do Enase começa com o Fórum dos CEOs, com a visão doas executivos para o período 2023-2026. O presidente da Petrobras, José Mauro Coelho; Rodrigo Limp Nascimento, presidente da Eletrobras; o Country Manager da Enel no Brasil, Nicola Cotugno; Gustavo Estrella, Presidente, presidente da CPFL e José Renato Domingues, Vice-Presidente Corporativo da CTG participarão do encontro, que debaterá a transição energética e a pauta ESG; as perspectivas para o processo de modernização do setor e as principais preocupações no horizonte.

Logo depois é a vez do painel “Os impactos do novo setor elétrico nos consumidores a partir de 2023”. A palestra é de João Mello, presidente da Thymos Energia. Os convidados Antonio Bolognesi, Presidente do Conselho da Abren; Ricardo Pigatto, Presidente do Conselho de Administração da Abragel; Ricardo Brandão, Diretor de Regulação da Abradee; Guilherme Chrispim, presidente executivo da ABGD e Newton Duarte, presidente da Cogen, vão abordar assuntos como a Geração Distribuída e as mudanças do marco regulatório; a nova distribuidora conectando os agentes; a abertura do mercado para a baixa tensão e como levar as transformações ao consumidor residencial.

Após esse painel, o Enase terá ainda uma palestra especial sobre a atuação no setor elétrico do Programa de Parceria de Investimentos do Governo Federal e termina com um painel sobre as eleições de 2022 e o setor.

Servico:
Evento: 19º Encontro Anual dos Agentes do Setor Elétrico – Enase – Um olhar para 2023-2026
Data: 8 e 9 de junho de 2022
Local: Expo MAG (antigo Centro de Convenções SulAmérica), Rio de Janeiro (RJ)
Info: www.enase.com.br