Entidades do setor elétrico defendem solução 'perene’ para enfrentar ataques a redes de energia
Associações enviaram uma carta à Aneel após casos de sabotagem que estão ocorrendo desde a invasão das sedes dos Três Poderes em Brasília
16/01/2023

Valor Econômico - 13.01.2023 | O Fórum das Associações do Setor Elétrico (Fase), que reúne 27 associações, defendeu nesta sexta-feira que seja adotada uma “solução estruturada e perene” pelas autoridades públicas “visando à rápida atuação na segurança pública para o combate a quaisquer atos de sabotagem”.

A carta, endereçada ao diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa, é uma resposta do fórum à onda de ataques criminosos para derrubar linhas de transmissão e interromper o fornecimento de energia no país. Os casos de sabotagem ocorrem desde a invasão e a depredação das sedes dos Três Poderes por bolsonaristas radicais no último domingo, em Brasília.

A sugestão feita pela Fase prevê que a nova estrutura de governança no setor seja coordenada pelo Ministério de Minas e Energia (MME), com a finalidade “assegurar a proteção da infraestrutura de serviço público federal”. Os serviços de geração, transmissão e distribuição de energia são oferecidos por contratos de concessão.

A carta propõe que a instância de monitoramento de risco seja integrada por representações do setor e tenha articulação com órgãos de segurança pública para “prevenir e combater tais ataques”.

No documento, o Fase cumprimenta o governo pela iniciativa de criação do “Gabinete de Acompanhamento da Situação do Sistema Elétrico Brasileiro”, com participação do MME, do Operador Nacional do Sistema (ONS) e da Aneel.