Cela: autoprodução impulsiona contratos de longo prazo de
Estadão - Coluna Broadcast
13/03/2024

Estado de SP, Broadcast - 12.03.2024 | Em um cenário de baixos preços da energia no ambiente de contratação livre (ACL), como o observado em 2023, o modelo de autoprodução foi, mais uma vez, a estratégia utilizada por geradores para viabilizar novos contratos de longo prazo. Levantamento realizado pela consultoria Clean Energy Latin America (CELA) indicou que, dos 23 contratos de longo prazo celebrados no ano passado, 20 foram alocados nesse modelo.

"Percebemos nos últimos dois anos uma maior aposta no mercado livre em projetos de autoprodução, modalidade que viabilizou praticamente todos os PPAs [contratos de compra e venda de energia, na sigla em inglês] ao longo 2023, inclusive com avanço no modelo de negócios de arrendamento de usinas”, disse a diretora-presidente da CELA, Camila Ramos.

De acordo com o estudo, que está em sua oitava edição, os PPAs assinados em 2023 no mercado livre equivalem a 969 megawatts médios (MWmédios) contratados, um crescimento de 63% em relação ao ano anterior, quando foram registrados 594 MWmédios. A consultoria salienta, porém, que o aumento reflete, principalmente, a entrada no estudo de três "geradores importantes" com contratos assinados no ano passado e que não participaram da pesquisa em anos anteriores. O nome dessas empresas não foi informado.

Desde a primeira edição do relatório da CELA, em 2013, foram mapeados 140 PPAs de longo prazo de energia eólica e solar no mercado livre. Esses contratos comercializaram 4.147 MWmédios, sendo 2.431 MWmédios de energia solar e outros 1.717 MWmédios de energia eólica. Juntos, representam 14,3 gigawatts (GW) de potência instalada.

Por Luciana Collet