CCEE diz estar pronta para iniciar a abertura total do mercado livre de energia em 2025
O mercado livre de energia é o segmento em que o consumidor pode escolher o seu fornecedor e estabelecer contratos por fonte, prazo ou preço
15/07/2024

Valor Econômico - 12.07.2024 | Durante o seminário “Justiça tarifária e liberdade do consumidor”, promovido pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), o presidente da entidade, Alexandre Ramos, disse que a entidade está pronta para promover a abertura total do mercado livre de energia para cerca de 90 milhões de consumidores do Brasil em 2025.

O mercado livre de energia é o segmento em que o consumidor de energia elétrica pode escolher o seu fornecedor e estabelecer contratos por fonte, prazo ou preço.

“Estamos prontos para iniciar a operacionalização da abertura integral do mercado livre, mas sabemos que isso só se dará a partir da regulamentação do setor”, disse.

Segundo ele, é preciso haver o equilíbrio de subsídios entre mercado livre e cativo (aquele atendido pelas distribuidoras), simplificação dos processos e que não gerem custos adicionais aos consumidores que não queiram fazer a migração.

Investimento - O executivo disse ainda que, para fazer frente para lidar com a abertura do mercado livre para todos os consumidores, a entidade investiu, recentemente, mais de R$ 60 milhões para a instalação de uma infraestrutura computacional para triplicar a sua capacidade de armazenamento e processamento de dados.

Por Robson Rodrigues